Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2014

Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio, informam deputados
Pol�tico tinha 88 anos e morreu em casa, em S�o Conrado, Zona Sul. Ele tamb�m foi senador e prefeito do Rio.
Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio, informam deputados
Foto: g1.globo.com

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta ter�a-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informa��es do deputado federal Ot�vio Leite (PSDB), Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, por complica��es de sa�de causadas por tr�s acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ele morava em S�o Conrado, na Zona Sul carioca.

O vel�rio de Alencar est� marcado para as 9h desta quarta-feira (11) no Pal�cio da Cidade, sede do poder municipal, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, segundo o partido.

"Vai deixar saudade", diz afilhada
Os netos do pol�tico deixaram a casa do av�, em S�o Conrado, por volta das 9h45. Segundo eles, Marcello Alencar era diab�tico e vinha tendo convuls�es recentemente.
"Eu realmente estou triste, mas por dentro estou feliz, porque agora ele pode descansar", disse Manuel Felipe Alencar, um dos netos.

Outras familiares tamb�m chegavam aos poucos a resid�ncia do ex-governador. A afilhada Priscilla Rocha disse que ele era muito querido na carreira p�blica.
"Tio Marcelo vai deixar saudade, um homem �ntegro, um homem de exemplo. A gente quer que ele descanse em paz e deixe esse legado bonito para o Rio de Janeiro", disse.
Alencar foi advogado de presos pol�ticos e est� entre os oito parlamentares que perderam o mandato entre 1966 e 1969, ap�s o AI5 (Ato Inconstitucional n� 5), que suspendeu garantias constitucionais durante a ditadura militar. Em cerim�nias em 2012, ele recebeu simbolicamente o mandato de volta no Senado e na C�mara dos Deputados.

Trajet�ria pol�tica

O pol�tico governou o Rio de 1995 a 1999. Durante esse per�odo, inaugurou a Via Light, que liga a capital ao munic�pio de Nova Igua�u, na Baixada Fluminense. Seu governo tamb�m ampliou o sistema de Metr�, com esta��es da Linha 2 at� a Pavuna, e privatizou empresas estatais, como o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) e servi�os de transportes. Apesar do hist�rico da defesa de direitos humanos na ditadura, o secret�rio de seguran�a do governo Alencar foi o general Nilton Cerqueira, ligado aos governos militares.
Marcello Alencar tamb�m foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasi�es. Num dos mandatos, implantou o Rio-Orla, projeto urban�stico que remodelou os cal�ad�es das avenidas litor�neas com a instala��o de ciclovias. Al�m disso, o ex-governador foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes: seu primeiro mandato foi de 1993 a 1995, e o segundo, de 2001 a 2005.

A morte de Alencar foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Paulo Corr�a da Rocha (PSDB) e presidente estadual do partido, em sua conta no Facebook. "� com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta ter�a-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem p�blico, al�m de grande l�der. Meus p�sames � fam�lia e aos muitos amigos que deixa", escreveu o parlamentar.

Posteriormente, em entrevista ao G1, Rocha lembrou que Alencar era presidente de honra do PSDB e que, mesmo adoentado, sem poder se locomover, mantinha-se l�cido e atuante nas decis�es pol�ticias do partido.

"Ele foi uma refer�ncia pol�tica muito importante, em especial e intensamente para mim, que fui seu vice-governador e secret�rio de Obras, quando ele foi prefeito. Sempre o visitava para conversar, e ele gostava de se manter atualizado sobre as quest�es pol�ticas", disse Rocha. Em nota, o PSDB manifestou pesar pelo "falecimento de um de seus mais ilustres representantes".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir