Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Aeroporto de Porto Alegre volta a fechar na semana de início da Copa
Salgado Filho reabriu para pousos e decolagens próximo das 7h. Ao todo, 11 voos foram afetados pelo mau tempo.
Aeroporto de Porto Alegre volta a fechar na semana de início da Copa
Foto: g1.globo.com

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fechou para pousos e decolagens por volta das 3h30 desta quarta-feira (11), conforme informações da Infraero. Foi a terceira madrugada seguida de transtornos devido à neblina no terminal na semana de abertura da Copa do Mundo. Às 6h40 o Aeroporto Salgado Filho foi aberto para decolagens, e às 6h56 abriu para pousos. Na partida, dois voos foram cancelados e oito foram atrasados. Na chegada, um voo foi cancelado.

Operação de "antineblina"

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai autorizar nesta quarta o início da operação do novo sistema de pouso por instrumentos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A informação é da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

De acordo com nota divulgada pela SAC, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, solicitou à Anac informações sobre o procedimento de homologação do Instrument Landing System de categoria 2 (ILS 2, na sigla em inglês) do terminal e foi informado sobre a previsão. A diretoria da Anac abordou o tema em reunião nesta terça, em Brasília.

O novo sistema vai ampliar as condições de pousos e decolagens sob mau tempo e minimizar em até 30% o impacto causado pela neblina no terminal gaúcho. O início das operações, porém, ainda depende de publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até a quinta-fera (12).

Nesta terça (10), o Salgado Filho ficou fechado para pousos e decolanges por 9h por causa da neblina. O aeroporto fechou por volta da 1h35, reabriu às 6h41 para decolagens, mas às 7h39 voltou a fechar totalmente. Depois, às 10h20 começaram as decolagens e às 10h40 foram autorizados os pousos. Segundo a Infraero, 9 voos de chegada foram cancelados e 23 atrasados. Na partida, 12 foram cancelados e 43 atrasados. Na semana do início da Copa do Mundo, foi o segundo dia que o aeroporto amanheceu fechado.

As constantes restrições de operação no terminal da capital gaúcha são motivo de preocupação para a Copa do Mundo, que será realizada em um período de alta incidência de nevoeiro em Porto Alegre. Por diversas vezes, SAC, Anac e Infraero informaram que o equipamento estaria em funcionamento antes da Copa do Mundo.

Com custo total de R$ 46,5 milhões, as obras de instalação do ILS 2 foram concluídas em fevereiro, após sucessivos atrasos e cancelamentos. Depois de várias semanas de testes por parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, a Anac aprovou o início das operações do sistema há cerca de duas semanas.

Atualmente, o Salgado Filho opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduziria esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente.

Ainda assim, o problema causado pela neblina no Salgado Filho não seria completamente sanado.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir