Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Corpo do ex-governador Marcelo Alencar é velado no Rio
governador Luiz Pezão, o ex-governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes foram as primeiras autoridades a se despedir do ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, velado desde as 9h no Palácio da cidade, em Botafogo, na zona sul da capital f
Corpo do ex-governador Marcelo Alencar é velado no Rio
Foto: noticias.terra.com.br

Pezão lamentou a morte do político, que definiu como um exemplo. "Eu conheci o ex-governador como prefeito e aprendi a admirá-lo muito porque fomos adversários, mas ele me tratava com tanta cordialidade que se transformou em uma grande amizade. Ele foi um exemplo pra todo mundo que gosta da política, que se dedica à política. Marcello Alencar deixou ao Estado do Rio de Janeiro um grande legado", afirmou.

Paes lembrou a identificação do político com o Rio. "Estamos falando do mais carioca de todos os prefeitos. O Marcello tinha essa coisa da carioquice, da enorme paixão pelo povo, pelo jeito do carioca, pela cultura desta cidade, pelo samba, pelo surfe, pelas classes mais populares. Eu acho que o Marcello fez uma reversão no quadro do Rio. Ele pegou uma cidade sem condições, incapaz de investir, incapaz de realizar e transformou em uma cidade que voltou a investir e voltou a realizar", afirmou. Entre as coroas no velório destacavam-se as homenagens de Paes, Cabral, Pezão, Assembleia Legislativa do Rio e do zoológico da cidade.

Alencar tinha 88 anos e governou o Rio de Janeiro entre 1995 e 1999. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1925. Advogado, foi senador pelo MDB entre setembro e dezembro de 1967, ao substituir interinamente o senador Mário Martins, de quem era suplente.

Dois anos depois, o Ato Institucional 5 (AI-5) cassou seu mandato e seus direitos políticos por dez anos. Filiado ao PDT, foi nomeado prefeito do Rio de Janeiro em 1983 pelo então governador fluminense Leonel Brizola e exerceu o mandato até 1986. Em 1989, voltou à prefeitura da cidade através do voto direto, onde ficou até 1992. Ele ainda foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes.

À tarde, o corpo será levado para o memorial do Carmo, onde será cremado.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir