Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Jihadistas dominam a cidade de Tikrit e soltam presos no Iraque
Militantes extremistas libertaram dezenas de prisioneiros nesta quarta. Cidade fica no meio do caminho entre Bagd� e Mossul, j� dominada.
Jihadistas dominam a cidade de Tikrit e soltam presos no Iraque
Foto: g1.globo.com

Militantes jihadistas tomaram o controle da cidade iraquiana de Tikrit e libertaram centenas de prisioneiros nesta quarta-feira (11), informou a pol�cia.

"A totalidade de Tikrit est� em m�os dos militantes", informou um coronel da pol�cia. Tikrit � a capital da prov�ncia de Saladino, situada a meio caminho entre Bagd� e Mossul, que, por sua vez, caiu em m�os dos rebeldes na ter�a-feira (10).

Segundo um general da pol�cia, os insurgentes s�o membros do poderoso grupo jihadista do Estado Isl�mico no Iraque e o Levante (EIIL).

Tamb�m nesta quarta, os insurgentes do EIIL sequestraram 48 pessoas no consulado da Turquia em Mossul, incluindo o c�nsul, membros da comitiva, equipes de opera��es especiais e tr�s crian�as.

Os combatentes do EIIL executaram 15 pessoas, entre policiais, soldados e militantes contra a Al-Qaeda em v�rias localidades da prov�ncia, afirmaram Ahmed Hussein Abdal� e Qaysar Husein Jasem al Joburi.

Na ter�a-feira, um coronel afirmou que os rebeldes haviam se apoderado dos setores de Hawija, Zab, Riyad e Abasi, oeste da cidade de Kirkuk, e de Rashad e Yankaja, ao sul.

O EIIL afirmou nesta quarta-feira (11) que tem sob controle total a prov�ncia iraquiana de N�nive e amea�ou lan�ar mais ataques contra o governo.

O ministro de Rela��es Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, pediu a uni�o dos l�deres do pa�s para enfrentar uma amea�a "grave e mortal". "A resposta tem que ser em breve. � preciso haver uma resposta r�pida para o que aconteceu", disse ele durante viagem � Gr�cia.

Zebari disse que o governo atuar� em conjunto com for�as da regi�o aut�noma curda para expulsar os combatentes rebeldes de Mosul.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir