Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Famílias de mortos em obras vivem luto em meio a clima de festa da Copa
Oito operários morreram em acidentes na construção e reforma de estádios. Arenas Corinthians e da Amazônia tiveram mais vítimas: três em cada.
Famílias de mortos em obras vivem luto em meio a clima de festa da Copa
Foto: g1.globo.com

A Copa do Mundo de 2014 vai começar nesta quinta-feira (12) na Arena Corinthians, um dos 12 estádios construídos, reformados ou reconstruídos para o Mundial de futebol. Oito operários morreram em acidentes de trabalho nos enormes canteiros de obras – número quatro vezes maior que nos trabalhos dos dez estádios da Copa de 2010, na África do Sul.

A primeira dessas oito mortes ocorreu no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em 11 de junho de 2012. A última delas foi na Arena Pantanal, em Cuiabá, em maio deste ano. Os estádios de São Paulo e Manaus foram os que registraram mais mortes: três em cada.
Na Justiça, apenas o processo do primeiro acidente teve conclusão. Foi arquivado a pedido do próprio Ministério Público, que entendeu que o operário José Afonço de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, foi imprudente e contribuiu para o acidente. Assim, ninguém será responsabilizado criminalmente pela morte. A família foi indenizada pela empresa que José Afonço trabalhava.

Nos demais casos, a Polícia Cilvil ainda investiga as causas e os eventuais responsáveis pelas mortes nas obras dos estádios. "Vai ser complicado até para assistir à Copa", afirma Keille Pereira, de 19 anos, que perdeu o pai, Fabio Luiz Pereira, na obra da Arena Corinthians em novembro do ano passado, após a queda de um guindaste. Dessa forma, ela resume o sentimento dos demais familiares das vítimas.

O G1 procurou as famílias dos operários mortos e conseguiu ouvir seis delas, às vésperas do início do Mundial. Para quem perdeu pai, filho ou irmão na construção dos estádios, ver a bola rolando para as 32 seleções será uma sensação estranha, de dor e vazio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir