Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Piloto do helicóptero de Fernandão não bebeu, dizem testemunhas
Para confirmar, delegada solicitou exames toxicológicos das vítimas. Queda da aeronave matou ex-jogador e mais 4 pessoas em Aruanã, GO.
Piloto do helicóptero de Fernandão não bebeu, dizem testemunhas
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil colheu os primeiros depoimentos de testemunhas da queda de helicóptero que matou o ex-jogador Fernando Lúcio da Costa, 36 anos, conhecido como Fernandão. O acidente aconteceu em Aruanã, a 315 km de Goiânia, e matou outras quatro pessoas. "Ouvimos seis testemunhas que ajudaram no resgate e algumas que estavam no acampamento. Elas informaram que o grupo estava assando carne e consumindo bebidas alcoólicas, com exceção do piloto, que estava a trabalho", afirmou a delegada Bruno Coelho, responsável pelas investigações.
Segundo a delegada, apesar da negativa sobre o consumo de álcool pelo piloto Milton Ananias, que também era coronel aposentado da Polícia Militar, foram solicitados exames toxicológicos e de dosagem alcoólica. "Pedi os testes para todas as vítimas, não apenas para o piloto, mais para tirarmos as dúvidas mesmo. Mas, por enquanto, não há elementos que nos levem a acreditar em qualquer ato de imprudência. A informação, inclusive, é de que o Milton não bebia em ocasião nenhuma", explicou.

Segundo Bruna, já está comprovado que a aeronave estava com a documentação em dia, assim como o piloto, que só deveria renovar a habilitação em julho deste ano. "O quadro de saúde do Milton também era bom e os exames estavam dentro do prazo", ressaltou.
Nesta quarta-feira (11), a delegada está em Goiânia e pretende ouvir outras sete pessoas, entre elas Alberto Nunes, sócio de Fernandão na empresa Planalto Indústria Mecânica, proprietária do helicóptero, além de representantes da Fênix Manutenção e Recuperação de Aeronaves Ltda, responsável pelas inspeções. "Também vou ouvir o dono do acampamento em que o grupo estava em Aruanã. Todas essas pessoas seguiram para a capital para acompanhar o enterro das vítimas e, por isso, as oitivas demoraram um pouco mais", disse.
A delegada afirmou, ainda, que continua no aguardo dos laudos técnicos do Instituto de Criminalística (IC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para produzir o inquérito. Segundo ela, o IC deve fornecer o documento em até 30 dias, mas não tem previsão para receber o laudo do Cenipa.
"Os peritos me disseram informalmente que essa aeronave não era proibida de fazer voos noturnos, apenas existia uma restrição para que houvesse condições visuais. No momento do acidente a gente observa que não havia fumaça, neblina, apenas a questão da falta de luminosidade. Isso, segundo os peritos, pode causar uma desorientação. Mas ainda não podemos afirmar que esse foi o fator que causou o acidente", ressaltou Bruna.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Cenipa informou que os trabalhos de perícia no local do acidente já foram finalizados. Segundo o órgão, não há previsão de quando o relatório sobre o caso será concluído.

Acidente
Além de Fernandão e do piloto Milton Ananias, também morreram no acidente Antônio de Pádua, conhecido como Bidó, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD); Edmilson de Sousa Lemes, cabo da PM e presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, e Lindomar Mendes Vieira, funcionário de uma fazenda.

O helicóptero caiu logo após decolar, por volta das 1h30 de sábado (7), em uma faixa de areia do Rio Araguaia. Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ex-jogador foi resgatado.
No vídeo, é possível ver o Corpo de Bombeiros colocando Fernandão em uma maca. Muitas pessoas se aglomeraram no banco de areia para acompanhar o resgate. Das cinco pessoas que estavam a bordo, Fernandão foi o único encontrado com sinais vitais. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Municipal de Aruanã.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave Esquilo, prefixo PT-YJJ, estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e válida até fevereiro de 2015. Já o Certificado de Aeronavegabilidade venceria em fevereiro de 2019. As informações constam no site da agência.

Enterro
O corpo de Fernandão foi enterrado no domingo (8) no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e torcedores, acompanharam o sepultamento. O corpo do atleta chegou ao cemitério após cortejo pelas ruas da capital. O caixão foi levado ao cemitério por um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros e seguido por centenas de pessoas. Durante o trajeto, moradores de várias partes da cidade aplaudiram a passagem do comboio.

O caixão foi carregado por familiares do jogador e famosos como o cantor sertanejo Leonardo, amigo de Fernandão e que fez uma homenagem a ele em redes sociais, e pelo atacante Iarley, que jogou com o ídolo no Goiás e no Internacional. Durante o sepultamento, os presentes rezaram e cantaram os hinos dos dois clubes.

Carreira
Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira aos oito anos nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir