Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Corpo de Marcello Alencar é velado no Palácio da Cidade, Zona Sul do Rio
Ex-governador do Rio de Janeiro morreu na madrugada de terça-feira (10). Cerimônia de cremação será restrita aos familiares.
Corpo de Marcello Alencar é velado no Palácio da Cidade, Zona Sul do Rio
Foto: g1.globo.com

O velório do ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar começou às 9h desta quarta-feira (11) no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A entrada ficará aberta ao público até as 14h. Alencar morreu na madrugada de terça (10), em São Conrado, na Zona Sul, em decorrência de complicações após um acidente vascular cerebral. O corpo será cremado no Caju, na Zona Portuária, em uma cerimônia restrita aos parentes.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta é aguardado às 13h30 desta quarta no Palácio da Cidade para celebrar a missa de corpo presente. Logo em seguida o corpo de Marcello Alencar será levado para o Crematório do Caju.

Durante o velório, o prefeito Eduardo Paes lamentou a morte de Alencar e caracterizou-o como "como o mais carioca de todos os prefeitos".
"O Marcello tinha essa coisa da carioquice, uma enorme paixão pelo povo, pelo jeito do carioca, pela cultura, pelo samba, pelas classes mais populares. Eu acho que o Marcello fez uma reversão no quadro do Rio, ele pegou uma cidade sem condições, incapaz de investir, incapaz de realizar, e transformou o Rio em uma cidade capaz de investir e capaz de realizar. Esse é o grande legado do homem público que foi Marcello Alencar", afirmou Paes.

O governador Luiz Fernando Pezão também esteve no velório. Apesar de adversários políticos, ele contou que construiu uma grande amizade com Alencar.
"Eu conheci o ex-governador como prefeito. Eu aprendi admirá-lo muito porque fomos adversários, mas ele me tratava com tanta cordialidade que se transformou em uma grande amizade. Eu aprendi muito. Ele era um grande democrata, todos conheceram. A gente vê que foi um exemplo para todo mundo que gosta da política, que se dedica à política. Marcello Alencar deixou ao estado do Rio de Janeiro um grande legado", afirmou Pezão.
O governador decretou luto oficial de três dias no estado pela morte do ex-governador e ex-prefeito Marcello Alencar. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.

Filho se emociona ao falar do pai

Muito emocionado, um dos filhos do ex-governador, Marco Antônio, ressaltou a relação do pai político com as classes mais humildes e os "poderosos", como ele definiu.
"O que mais vai deixar saudade é o exemplo que ele de coerência, de dedicação à causa pública. Ter um pai que chega a essa altura do campeonato no meio político e termina amado pelos humildes e respeitado pelos poderosos é muito bacana", afirmou o filho Marco Antônio Alencar.

E completou: "Eu só tenho que agradecer à vida por ter sido fruto dele. Era um homem que nunca se curvou, nunca nunca abriu não dos seus ideais, se adaptou às realidades. Ele era um político do tempo de "o petróleo é nosso" e fez o maior plano de privatização viabilizando esse estado, tornando ele realmente administrável. Ele tinha coragem também. Você sabe o que é mexer no rosto da cidade mais linda do mundo como foi a orla do Rio? Foi uma coragem danada. Foi uma luta danada, ninguém acreditava que o Rio pudesse ficar do jeito que ficou".

O filho contou ainda que o Marcello Alencar agia de uma forma indireta, dando exemplo. "A gente tinha muito respeito por ele, pelo o que ele representava, pelo o que ele acreditava".
Segundo Marco Antônio, o pai teve interesse pela política até o último suspiro.
"Ele abriu os olhos para perguntar o que estava acontecendo, ele queria saber. Ele queria estar sempre ligado, mas a idade chega e não tem jeito", concluiu.

Bilhete para Aécio

O pré-candidato do PSDB para a Presidência da República, Aécio Neves, também esteve na cerimônia de velório para prestar as últimas homenagem ao amigo.
"O Marcello deixa uma saudade enorme, uma boa política brasileira e em especial aqueles que conheceram mais de perto o Marcello. Ele foi muito importante na minha trajetória política, em várias etapas da minha vida profissional e também pessoal. O Marcello sempre foi um grande conselheiro e um amigo muito próximo", afirmou Aécio Neves.
Aécio Neves contou que se emocionou com um bilhete que recebeu de Marcello e que foi escrito há 15 dias. O candidato a presidência falou que sempre teve o apoio incondicional de Marcello Alencar.
"Ele pediu para que o Luiz Paulo me entregasse na convenção [do PSDB, no próximo sábado 14]. Foi quase uma premonição. Ele disse: Caro presidente Aécio, apenas o impedimento absoluto me ausentará de estar ao seu lado nesse dia de luz, que você se dispõe a governar o nosso país", dizia uma parte do bilhete. "Eu vou guardar isso com muito carinho", falou Aécio Neves.

Trajetória política

Marcello Alencar foi prefeito do Rio por dois mandatos, na década de 80, pelo PDT, e se elegeu governador em 1994 já pelo PSDB. E vai ser lembrado como o político que recuperou as finanças da cidade, com aumento de impostos e criação de taxas. Ele implantou o Rio Orla, projeto que remodelou os calçadões com a instalação de ciclovias.
Também implementou projetos ambientais, como da usina de lixo do Caju. Como governador, privatizou 14 empresas estaduais, entre elas o Banerj, e a companhia de eletricidade do estado, antiga Cerj. Ele foi responsável também pela expansão da Linha 2 do metrô até a Pavuna.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir