Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Turquia diz que vai retaliar se reféns no Iraque forem ferid
80 cidadãos turcos são feitos como reféns na cidade de Mossul. Militantes jihadistas controlam cidades do Iraque.
Turquia diz que vai retaliar se reféns no Iraque forem ferid
Foto: www.maratimba.com

A Turquia vai retaliar caso qualquer cidadão detido por militantes na cidade de Mossul, no norte do Iraque, for ferido, disse o Ministro das Relações Exteriores Ahmet Davutoglu nesta quarta-feria (11).Na manhã desta quarta, militantes jihadistas do grupo EIIL (Estado Islâmico do Iraque e Levante), que tenta criar um emirado islâmico na região, sequestrou o cônsul turco na cidade iraquiana de Mossul, em poder deste grupo jihadista, e mais 48 de funcionários do consulado, incluindo membros da comitiva, equipes de operações especiais e três crianças.
Os militantes também fazem como reféns 31 caminhoneiros turcos em estação de energia em Mossul, detidos na terça-feira, quando avançaram para a segunda maior cidade do país para mostrar força contra o governo liderado por xiitas.

"Agora estamos comprometidos em acalmar a crise, considerando a segurança dos nossos cidadãos. Isso não deve ser mal interpretado.

Qualquer dano a nossos cidadãos e funcionários seria respondido com a retaliação mais dura", disse Davutoglu em Nova York.
O rápido avanço do EIIL, que tomou controle da cidade de Tikrit nesta quarta (11) e fechou a maior refinaria de petróleo do Iraque, representa uma ameaça para a Turquia, que já tem que lidar com a presença do grupo em parte de seu território acima da fronteira com a Síria.
A Turquia tem estreitos laços comerciais e políticos com a área controlada por curdos ao norte de Mosul que por enquanto não foi tomada pelo EIIL.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir