Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2014

Taxistas europeus protestam contra aplicativos de carona compartilhada
Madri, 11 jun (EFE).- Milhares de taxistas de grandes cidades europeias se mobilizaram nesta quarta-feira contra a intromiss�o que, segundo sua opini�o, fazem os aplicativos de celular de carona como o "Uber", embora a Comiss�o Europeia tenha opinado que
Taxistas europeus protestam contra aplicativos de carona compartilhada
Foto: noticias.br.msn.com

"Uber", a empresa americana de compartilhamento de caronas que se tornou alvo dos protestos do setor do t�xi europeu, qualificou hoje de "desmedidas" as mobiliza��es.

Em comunicado, a empresa opinou que os taxistas s� pretendem manter "um estado imobilizador e fechar as portas para novas alternativas ao consumidor".

As mobiliza��es causaram dificuldades no tr�nsito de algumas grandes cidades europeias, entre elas Madri e Barcelona.

Em Barcelona, a prefeitura calculou em cerca de 4 mil taxistas os participantes de duas manifesta��es, uma pelo centro da cidade e outra que realizou o trajeto entre o aeroporto e a esta��o de Sants.

A capital espanhola reuniu centenas de taxistas de toda a Espanha em uma paralisa��o de 24 horas que deixou a cidade praticamente sem servi�o de t�xi e causou complica��es no tr�nsito.

Ap�s a marcha na capital, que transcorreu pelo Paseo de la Castellana, uma das principais art�rias de Madri, as principais organiza��es de t�xis da Espanha entregaram uma carta nos minist�rios de Fomento, Fazenda, Trabalho e Interior.

O setor censura que servi�os como os do Uber est�o � margem da lei e agravam um problema recorrente como o da intromiss�o profissional.

No documento, os taxistas asseguraram que at� agora a intromiss�o era "espont�nea e desorganizada", mas com as novas ferramentas para celular, se "sistematizou e organizou em escala mundial como modelo de neg�cio". Os profissionais tamb�m advertiram quanto aos riscos de seguran�a para os usu�rios.

No entanto, a Comiss�o Europeia defende as novas formas de transporte compartilhado e insiste em que o caminho das greves e das mobiliza��es n�o � a solu��o.

"Uma greve n�o vai funcionar: o que precisamos � de um di�logo real, onde falemos dos transtornos causados pela tecnologia", disse a delegada de pol�cia europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes, em seu blog.

Segundo a delegacia de pol�cia, embora a chegada desse tipo de servi�o torne necess�rios certos ajustes, sua exist�ncia est� ligada � dos necess�rios empreendedores e beneficia os consumidores.

Na Fran�a, foram registrados cerca de 300 quil�metros de engarrafamentos na madrugada nas entradas a Paris, mais do que o dobro do registrado um dia habitual, quando centenas de t�xis sa�ram em caravana dos aeroportos de Roissy Charles de Gaulle e de Orly em dire��o � cidade, em uma "opera��o caracol" que buscava reter o tr�fego circulando em baixa velocidade.

Londres viu v�rias ruas do centro pararem com a concentra��o de t�xis, uma mobiliza��o que, segundo o sindicato brit�nico RMT, foi seguida por aproximadamente 10 mil "cabbies" - o nome com que esses ve�culos s�o conhecidos.

Na Alemanha, mais de 600 t�xis partiram ao meio-dia de tr�s pontos diferentes de Berlim para se concentrar nas imedia��es do est�dio ol�mpico.

Na It�lia, cerca de 5 mil t�xis de Mil�o pararam hoje e s� prestaram servi�o a grupos como idosos, doentes e incapacitados, enquanto em N�poles, cerca de 150 t�xis desfilaram pelo centro da cidade contra a Uber.

Fonte: noticias.br.msn.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir