Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2014

Yoani Sánchez acusa cuba de bloquear seu jornal digital
Sánchez, autora do blog "Generación Y", disse que o site foi bloqueado no dia de seu lançamento
Yoani Sánchez acusa cuba de bloquear seu jornal digital
EFE

A blogueira cubana Yoani Sánchez acusou o governo nesta quarta-feira de bloquear seu jornal digital de maneira intermitente em uma manobra para que não possa denunciá-lo, mas assegurou que usará métodos alternativos para divulgar seu conteúdo na ilha.

"Os problemas técnicos do "14ymedio" são causados pelo governo", disse a jornalista em entrevista por telefone à Agência Efe nos escritórios do Chicago Council on Global Affairs, organização que convidou a blogueira para esta cidade a fim de homenagear seus esforços para "enfrentar a censura e promover a liberdade de expressão" em Cuba.

"Conheço bem a estratégia do bloqueio intermitente do governo para que não possam ser divulgadas certas informações", acrescentou.

Sánchez, autora do blog "Generación Y", disse que o site foi bloqueado no dia de seu lançamento, em 21 de maio, para funcionar no dia seguinte, mas quando viajou de Havana no domingo rumo a Chicago o jornal digital voltou a ter problemas.

De todas as maneiras, "não podemos nos queixar", expressou, porque o site já teve mais de 200 mil visitantes em "um batismo incrivelmente solidário de todo o mundo".

O projeto nasceu com o respaldo de 28 reconhecidos intelectuais, jornalistas e escritores, entre eles o Nobel de literatura peruano, Mario Vargas Llosa, o ex-presidente polonês Lech Walesa e o cineasta mexicano Arturo Ripstein.

Segundo Sánchez, o risco da página ser censurada já havia sido pensando de antemão e é por isso que a blogueira preparou "caminhos alternativos, que funcionaram com bastante êxito".

O conteúdo do "14ymedio" é impresso e distribuído em sua versão PDF entre os cubanos interessados, e para isso conta com uma "ampla rede de colaboradores" entre fotógrafos, colunistas e jornalistas investigativos que produzem notas informativas, reportagens, artigos e galerias de fotos.

"Estamos felizes com o lançamento do "14ymedio", mas não satisfeitos. A satisfação não será alcançada nunca", disse a jornalista, que iniciou sua visita a Chicago no domingo em um festival literário e desde então se reuniu com acadêmicos, gente vinculada à imigração, jovens profissionais e estudantes do Instituto de Política da Universidade de Chicago.

Nesta quinta-feira, Sánchez participará da conferência "Cuba sem censura", que é organizada pelo Chicago Council on Global Affairs, que a premiou com uma bolsa de estudos de US$ 10 mil.

Sobre o tema da conferência, Sánchez apontou que há "muita criatividade e engenho" em seu trabalho, ao usar o "Twitter" e a ajuda de uma comunidade de 149 tuiteiros independentes ao longo da ilha.

"As novas tecnologias permitem informar no mesmo momento", disse a reconhecida blogueira, que considerou que estas ferramentas são muito valiosas "em um país com tanto silêncio e desinformação".

"Isto era impossível há cinco ou seis anos, mas foi aberta uma janela que o governo controla de vez em quando, mas já não pode impedir", opinou.

Fonte: http://info.abril.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir