Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-06-2014

Confronto entre PM e manifestantes deixa 5 feridos em SP
Ao menos cinco pessoas ficaram feridas em manifesta��es em S�o Paulo nesta quinta-feira contra a Copa do Mundo, disse � Reuters um porta-voz da Pol�cia Militar.
Confronto entre PM e manifestantes deixa 5 feridos em SP
REUTERS/Lunae Parracho

Por Marcelo Teixeira

S�O PAULO (Reuters) - Um confronto entre policiais e manifestantes que tentavam bloquear a principal via de acesso � Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo nesta quinta-feira, deixou ao menos cinco pessoas feridas, incluindo jornalistas.

A Pol�cia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar o protesto, e manifestantes lan�aram pedras, atearam fogo no lixo que estava na rua e depredaram placas de tr�nsito e cal�adas.

Um grupo de cerca de 200 manifestantes, segundo a pol�cia, que se concentrou nesta manh� perto da esta��o de metr� Carr�o, tinha como objetivo fechar a Radial Leste, que d� acesso ao est�dio. A esta��o foi fechada devido ao protesto a pedido da pol�cia.

Um cord�o de isolamento, com cerca de 300 policiais, foi montado para conter os manifestantes e impedir o acesso � Radial Leste.

Depois da primeira a��o de repress�o por volta das 10h, os manifestante se dispersaram e passaram a tentar invadir a avenida Radial Leste por vias alternativas, mas a PM alertou que n�o permitiria o acesso dos manifestantes ao local, na zona leste da capital paulista, e usou bombas de efeito moral, g�s lacrimog�neo e balas de borracha.

Um dos manifestantes, Valdem�rio Silveira, foi atingido por estilha�o de bomba de efeito moral. Segundo um porta-voz da PM, ao menos cinco pessoas ficaram feridas, mas um n�mero exato somente dever� ser divulgado mais tarde.

De acordo com a Secretaria Municipal da Sa�de, duas pessoas foram levadas para Hospital Municipal Dr. C�rmino Caricchio.

O estudante Luiz Gustavo, que participava do protesto, disse que o objetivo era atrapalhar a passagem do �nibus da sele��o brasileira. Ele criticou a a��o "desproporcional" da PM.

O Mundial tem sido alvo de protestos desde o ano passado. Manifestantes insatisfeitos com os investimentos no torneio, cujos gastos totalizaram 25,8 bilh�es de reais, t�m tomado as ruas de cidades do pa�s para protestar contra servi�os p�blicos deficit�rios nas �reas de sa�de, educa��o, transporte e seguran�a.

A seguran�a nas cidades-sede da Copa foi refor�ada para conter poss�veis protestos, como os ocorridos no ano passado durante a Copa das Confedera��es. Dezenas de atos contra a Copa foram marcados, por meio de redes sociais, para o dia de abertura do torneio. Al�m disso, greves de diferentes categorias amea�am prejudicar a realiza��o do torneio.

Funcion�rios do metr� de S�o Paulo chegaram a cruzar os bra�os por cinco dias, voltando ao trabalho somente na ter�a-feira.

No Rio, cerca de 1.000 manifestantes, segundo a pol�cia, sa�ram em marcha no centro da cidade, da Candel�ria em dire��o � Cinel�ndia, carregando cartazes contra a Copa do Mundo e denunciando a m� qualidade do atendimento p�blico em �reas como sa�de, educa��o e transporte. � frente do protesto, manifestantes mascarados, conhecidos como black blocs, queimaram bandeiras do Brasil. [ID:nL2N0OT0ZA]

Mais cedo, um protesto formado por poucos aerovi�rios, que convocaram uma paralisa��o de 24 horas, que j� foi suspensa, bloqueou parcialmente a avenida que d� acesso ao aeroporto internacional do Gale�o, provocando grande congestionamento na regi�o.

Em Minas Gerais e em Porto Alegre tamb�m est�o sendo realizadas manifesta��es.

ENTRANDO NO CLIMA

O Brasil vai receber a Cro�cia para o primeiro jogo da Copa do Mundo �s 17h desta quinta-feira na Arena Corinthians, zona leste de S�o Paulo, ap�s a cerim�nia de abertura oficial marcada para come�ar as 15h15. O evento contar� com a presen�a da presidente Dilma Rousseff e mais de uma dezena de chefes de Estado.

Torcedores anteciparam a ida ao est�dio, temendo imprevistos com o metr�, ap�s cinco dias de greve e uma amea�a de retomada da paralisa��o dissipada na v�spera.

Brasileiros eram maioria, mas tamb�m havia colombianos enrolados com bandeiras de seu pa�s e alguns mexicanos com sombreros t�picos.

O advogado catarinense Rodrigo Mendon�a, de 34 anos, chegou de Florian�polis na quarta-feira para o jogo de abertura da Copa. Ele conseguiu ingressos para a partida entre Brasil e Cro�cia no ultimo sorteio da Fifa e disse que n�o teve problemas em conseguir passagem a�rea e hotel.

"Estou muito animado com a Copa e acho que os brasileiros est�o entrando no clima. Na regi�o da avenida Paulista, onde estamos hospedados, o clima � de muita confraterniza��o, com torcedores de v�rias partes do mundo", disse.

O torcedor disse esperar que os brasileiros aproveitem o clima do Mundial, mas apostou que a presidente Dilma ser� vaiada se discursar na cerim�nia de abertura, a exemplo do que aconteceu na Copa das Confedera��es.

"O p�blico dentro do est�dio n�o � o eleitor dela. E mesmo os estrangeiros, se virem brasileiros vaiando, far�o o mesmo para acompanhar, ainda que n�o estejam entendendo o significado ou o alvo das vaias", previu.

Os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo foram alvo de cr�ticas pelos atrasos e n�o realiza��o de projetos de infraestrutura que haviam sido prometidos. Dos 12 est�dios, apenas dois ficaram prontos no prazo determinado pela Fifa, e a maioria das obras de infraestrutura atrasou, sendo que algumas delas foram abandonadas.

(Reportagem adicional de Cesar Bianconi em S�o Paulo, e Felipe Teixeira, no Rio de Janeiro)

Confronto entre PM e manifestantes deixa 5 feridos em SP antes da abertura do Mundial

Fonte: http://br.reuters.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir