Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-06-2014

Neymar brilha, e Brasil vence a Croácia de virada na estreia no Mundial
Após gol contra de Marcelo, seleção brasileira reage empurrada por seu camisa 10 e começa a Copa do Mundo com vitória em São Paulo. Dilma e Blatter são hostilizados por parte da torcida no estádio.
Neymar brilha, e Brasil vence a Croácia de virada na estreia no Mundial
Foto: dw.de

O ritual foi o mesmo da Copa das Confederações – desde a escalação à empolgação durante o hino e à empatia com a torcida. O futebol apresentado nesta quinta-feira (12/06), porém, não foi tão bom quanto o da vitoriosa campanha de um ano atrás. Mas foi suficiente para levar a seleção brasileira ao importante triunfo contra a Croácia, por 3 a 1, numa sempre complicada estreia de Copa do Mundo.

Apática e tensa em boa parte da partida em São Paulo, a Seleção saiu atrás no placar, num gol contra de Marcelo, o primeiro do Brasil em Copas. E foi buscar o resultado com Neymar, autor de dois gols, um deles num pênalti em cima de Fred muito contestado pelos croatas. E, já nos acréscimos, com o meia Oscar.

Com a vitória, a seleção brasileira manteve a boa tradição de estreias em Copa – a última derrota numa primeira partida de Mundial havia sido em 1934. E deu importante passo para conseguir a classificação no difícil Grupo A, que tem ainda o México, um adversário sempre complicado para o Brasil, e Camarões, do perigoso atacante Samuel Etoo.

Com uma cerimônia de abertura que exaltou a diversidade cultural brasileira, o primeiro dia da Copa do Mundo foi marcado também por protestos na região do Itaquerão e por vaias à presidente Dilma Rousseff e ao presidente da Fifa, Joseph Blatter no estádio. As vaias foram, porém, em menor grau do que as recebidas pela chefe de Estado na abertura da Copa das Confederações.

O jogo

A empolgação demonstrada na entrada em campo e durante a execução do hino nacional se transformou em nervosismo com o início do jogo. Apática, a seleção brasileira viu, durante a primeira metade da etapa inicial, apenas a Croácia jogar.

E foi punida aos 10 minutos. Em jogada nas costas de Daniel Alves pela esquerda, Olic cruzou rasteiro para dentro da área. Jelavic furou, e o lateral Marcelo rebateu para dentro das redes de Júlio César. O gol deixou o time ainda mais nervoso.
O primeiro chute a gol brasileiro foi apenas aos 20 minutos de jogo. E foi suficiente para despertar um pouco o time de Scolari. Com a seleção croata compactada, o Brasil abusava das bolas longas, porém sem efeito.

O gol de empate saiu aos 28 minutos, numa jogada de insistência de Oscar. Ele roubou a bola no meio-campo e achou Neymar. O camisa 10 carregou a bola até a entrada da área croata, e chutou fraco, porém longe do alcance do goleiro Pletikosa. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Mais tranquila com o empate e empurrada pela torcida, a Seleção passou a controlar o jogo. E chegou a ensaiar uma pressão nos minutos finais, porém sem conseguir quebrar as duas linhas de quatro montadas pela Croácia. Na ida para os vestiários, o empate pareceu o resultado mais justo para o que as duas seleções mostraram.
A seleção brasileira voltou para o segundo tempo ainda com problemas para criar. Com 17 minutos, Felipão decidiu trocar Paulinho por Hernanes e, logo depois, Hulk por Bernard, com esperança de dar movimentação ao meio-campo.

As alterações não surtiram efeito. Mas foi com os dois jogadores que o Brasil chegou ao segundo gol. Aos 25, após cruzamento de Oscar, Fred tentou girar sobre Louvren, e o juiz viu o pênalti. Neymar cobrou e marcou.

Enquanto os croatas buscavam armar uma pressão, o Brasil se defendia e tentava sair para o jogo. E num dos contra-ataques, já nos acréscimos, ampliou o placar. No lance, Oscar, uma das figuras de destaque do segundo tempo, carregou a bola desde o meio-campo e, mesmo de bico, acertou o conto do goleiro croata. Três a um para o Brasil, e três pontos na tabela.

Fonte: dw.de
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir