Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2014

Lula chama de "moleques" torcedores que hostilizaram Dilma n
Ex-presidente afirmou que autores dos xingamentos "perderam a vergonha". Nesta sexta, a presidente ressaltou que não irá se "intimidar" com ofensas.
Lula chama de
Foto: g1.globo.com

Em defesa de sua afilhada política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou nesta sexta-feira (13) de "moleques que perderam a vergonha" os torcedores que hostilizaram a presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo. Durante ato político em Teresina (PI), Lula afirmou que os autores dos xingamentos cometeram "uma grande falta de respeito".

"Eu vi aqueles gestos [xingamentos contra Dilma] daqueles moleques que perderam a vergonha. Foi uma grande falta de respeito. Eu pensei que o preconceito contra as classes mais pobres desse país diminuiria depois que eu assumi", disse o ex-presidente no lançamento da pré-candidatura ao Senado de Elmano Férrer (PTB).

"Até aceito a discriminação contra a minha pessoa, que era pobre, retirante e assumi o cargo de presidente. Mas depois que saí, pensei que as coisas tinham mudado. A elite não quer ver o pobre crescer e que aquelas manifestações de ontem [quinta] não são de pessoas que passam fome ou não tem educação", complementou Lula.
Nesta sexta, sem citar diretamente o episódio do estádio paulista, Dilma declarou que não irá se deixar "abater" por agressões verbais. Torcedores que acompanhavam o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo, xingaram a petista em ao menos quatro momentos, antes e durante a partida. A Fifa também foi hostilizada.

"Eu não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias", disse a presidente durante cerimônia de inauguração da primeira etapa do BRT (corredor de ônibus expresso) do Distrito Federal.
Diante de uma plateia de trabalhadores que atuaram na construção da obra do BRT e convidados do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), a presidente lembrou que foi vítima de torturas físicas durante a ditadura militar. Ovacionada pela plateia ao gritos de "um, dois, três, Dilma outra vez", ela ressaltou que não irá se deixar intimidar por hostilidades.

Os xingamentos contra a presidente da República no jogo de estreia da Copa foram ouvidos em dois momentos antes da partida: após a chegada de Dilma ao estádio e após a execução do hino nacional, já a poucos minutos do início do jogo. No segundo tempo, ela foi xingada mais duas vezes.
O vídeo mostra os gritos contra a presidente após a execução do hino. Houve também xingamentos contra a Fifa. Os gritos com palavrões começaram na área VIP e se espalharam por outras partes das arquibancadas da Arena Corinthians.

"Educação começa em casa"

Em meio ao evento partidário no Piauí, Lula relatou que estava assistindo à estreia da Copa do Mundo em casa no momento em que parte dos torcedores da Arena Corinthians passaram a hostilizar sua sucessora. Segundo o ex-presidente da República, faltou "educação" às pessoas que xingaram a chefe do Executivo.
"Não é dinheiro nem escola, nem título de doutor que dá educação para um povo. A educação começa em casa com o pai e a mãe. Eu fiz greve, fiz oposição a vários governos, enfrentei vários presidentes, mas em nenhum momento eu faltei com respeito com a instituição Presidência da Republica. Principalmente ela sendo liderada por uma mulher", enfatizou.

Copa das Confederações

Justamente para evitar vaias, Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriram mão de discursar durante a cerimônia de abertura da Mundial. No ano passado, na estreia da Copa das Confederações, a presidente foi vaiada em rápida aparição no Estádio Nacional Mané Garrincha antes da partida entre Brasil e Japão.
Na ocasião, a presença dela foi anunciada pelo sistema de som logo depois que os jogadores das duas seleções entraram em campo. Ao lado dela, Blatter também foi alvo das manifestações da torcida.

Ao longo de seu discurso, em 2013, o dirigente da Fifa cobrou respeito do público à chefe do Executivo federal. "Amigos do futebol brasileiro, onde estão o respeito e o fair-play, por favor?", ponderou Blatter na ocasião.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir