Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2014

Poroshenko promete resposta a separatistas por morte de 49 soldados
Avião com soldados foi abatido por insurgentes pró-russos. Presidente da Ucrânia convocou reunião urgente do conselho de segurança.
Poroshenko promete resposta a separatistas por morte de 49 soldados
Foto: g1.globo.com

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, decretou neste sábado (14) luto nacional para amanhã e prometeu "uma resposta adequada aos terroristas" por matarem nesta madrugada 49 soldados ucranianos ao derrubar o avião no qual iam aterrissar no aeroporto de Lugansk.
"Todos os envolvidos em um cínico ato terrorista dessa envergadura serão castigados com toda a segurança. A Ucrânia necessita de paz, mas os terroristas terão uma resposta adequada", disse o presidente ucraniano, citado pelo gabinete de imprensa de sua administração.

Poroshenko convocou uma reunião urgente do Conselho de Segurança Nacional e Defesa no contexto do duro golpe que receberam os militares ucranianos por perder 40 soldados de elite e nove tripulantes de um avião de transporte Il-76, derrubado pelos rebeldes pró-Rússia com dois mísseis de bazuca.

A região de Dnepropetrovsk, onde tem sua base permanente a 25ª Brigada Aerotransportada cujos soldados morreram hoje em Lugansk, declarou luto para amanhã e na próxima segunda-feira.

A maioria dos militares mortos no ataque dos rebeldes, 32 de 49, vinha dessa região industrial do leste russófono da Ucrânia, escreveu o vice-governador de Dnepropetrovsk, Boris Filátov, em sua página de Facebook.

A aeronave Il-76, de fabricação russa, foi derrubada ao redor da 1h (22.00 GMT) por dois mísseis de bazuca lançados pelos rebeldes pró-Rússia, que reconheceram a ação.
"Os milicianos nos comunicaram que derrubaram durante a madrugada um avião Il-76 com militares a bordo. O avião caiu no aeroporto", informou às agências russas um porta-voz da autoproclamada república popular de Lugansk, declarada independente da Ucrânia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir