Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2014

Obama não envia tropas para o Iraque e estuda outras opções
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje, em Washington, que não vai enviar forças terrestres para o Iraque, embora esteja a estudar outras opções para combater a ofensiva sunita.
Obama não envia tropas para o Iraque e estuda outras opções
Foto: abola.pt

Não vamos enviar tropas americanas de volta para o combate no Iraque. Pedi à minha equipa de segurança nacional para preparar uma série de outras opções que possam ajudar as forças de segurança do Iraque», disse.

Sobre a situação no país no Médio Oriente, Obama advertiu, porém, «que cabe ao Iraque sanar as suas divisões», acrescentando que não se deve esperar uma ação americana «de um dia para o outro» e que o processo de decisão e planificação de uma ação, qualquer que seja, deverá levar «alguns dias».

«Queremos garantir que reunimos as informações necessárias para que, se decidir agir, de uma forma ou de outra, as nossas ações sejam direcionadas, precisas e eficientes», sublinhou.

Os jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) estão a avançar para Bagdade e, em poucos dias, tomaram Mossul e a província de Ninive (norte), aproveitando a retirada das forças de segurança.

«Sem esforço político, toda a ação militar será condenada ao fracasso», acrescentou o presidente norte-americano, apelando, uma vez mais, «a um verdadeiro diálogo entre responsáveis moderados sunitas e xiitas.

Fonte: abola.pt
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir