Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2014

Protesto do Passe Livre termina com bancos e carros de luxo depedrados
Protesto fechou pista da Marginal Pinheiros
Protesto do Passe Livre termina com bancos e carros de luxo depedrados
(Foto: Reprodu��o/Globonews)

Amanda Previdelli e Marcelo Mora

A celebra��o de um ano da redu��o da tarifa do transporte p�blico em S�o Paulo terminou com depreda��o de quatro ag�ncias banc�rias na Avenida Rebou�as e com a destrui��o de carros de luxo em uma concession�ria na Marginal Pinheiros. O ato desta quinta-feira (19) foi convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL).
(O G1 acompanhou o protesto em tempo real, com fotos e v�deos.)
O protesto reuniu cerca de 1,3 mil pessoas, segundo a Pol�cia Militar. Desta vez, a PM n�o manteve policiais ao lado dos manifestantes como fez durante todos os atos anteriores. Durante o protesto, a corpora��o informou ao G1 que adotou "estrat�gia diferente" e acompanhou "� dist�ncia". A Tropa de Choque interveio para desbloquear a Marginal Pinheiros cerca de 20 minutos ap�s as depreda��es ocorrerem. Ningu�m foi preso.

A Pol�cia Militar responsabilizou o MPL pelos atos de depreda��o. Segundo o coronel Leonardo Torres Ribeiro, comandante do policiamento da capital, a PM atendeu o pleito do movimento, que enviou um oficio � corpora��o pedindo que o efetivo se mantivesse afastado.
O MPL rebate a PM. Para uma militante do movimento, a acusa��o da corpora��o "� uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais". Ao G1, a jovem, que prefere n�o ter o nome completo divulgado, disse que "havia o acompanhamento policial de longe. N�o pode dizer que n�o teve acompanhamento".
Festa popular
Segundo militantes do MPL, o movimento conseguiu cumprir parcialmente o proposto. A ideia do ato era pedir tarifa zero, a readmiss�o dos metrovi�rios desligados ap�s greve da categoria e celebrar um ano da revoga��o do aumento na tarifa dos transportes.
"Conseguimos chegar no nosso trajeto de forma tranquila, e realizar um pouco do que a gente queria." O Passe Livre pretendia utilizar a Marginal Pinheiros para realizar uma "festa popular", com apresenta��es musicais, teatrais e jogos juninos.
Os manifestantes chegaram a ensaiar uma partida de futebol na pista, o rapper Rincon Sapi�ncia cantou a m�sica "Transporte p�blico", mas afirmam que interromperam a celebra��o quando foram informados que a Tropa de Choque da PM estava a caminho.
"Come�amos a dispersar para o Largo da Batata e n�o sabemos mais o que aconteceu. Quando soubemos que o Choque estava chegando, j� come�amos a acelerar as pessoas para n�o acontecer nenhuma trag�dia."
Da concentra��o ao tumulto
Os manifestantes se reuniram �s 15h na Pra�a do Ciclista, na Avenida Paulista. De l�, o grupo seguiu para a Marginal Pinheiros, nas imedia��es da Ponte Eus�bio Matoso.
No caminho para Pinheiros, o grupo interditou totalmente a Avenida Rebou�as nos dois sentidos. Diversos carros que tentavam entrar na via tiveram que retornar na contram�o.

Cerca de duas horas ap�s o ato come�ar, um grupo de mascarados atacou ao menos quatro ag�ncias banc�rias, agrediu um cinegrafista arremessando um cone e quebrou vidros de um carro de reportagem da TV Gazeta. O tumulto ocorreu na Avenida Rebou�as, j� na esquina com a Avenida Brasil. Uma parte dos manifestantes, alguns deles tamb�m com o rosto coberto, tentou impedir as depreda��es de outras ag�ncias banc�rias e de concession�rias na Avenida Rebou�as.

Por volta das 18h10, os primeiros integrantes do grupo chegaram � Marginal Pinheiros e interditaram as vias expressa e local no sentido Rodovia Castello Branco.
O MPL incendiou seis catracas de papel�o simbolizando o apelo por tarifa zero no transporte p�blico, principal reivindica��o do movimento. Nesta quinta, o MPL pedia tamb�m a readmiss�o dos 42 metrovi�rios desligados da companhia ap�s paralisa��o de cinco dias.
�s 19h, boa parte dos manifestantes se dispersou. Um grupo de black blocs, por�m, montou uma barreira com peda�os de madeira, ferragens, pneus encontrados em uma concessionaria, e manteve a interdi��o na Marginal Pinheiros.
Carros de luxo depredados
Na sequ�ncia, os mascarados depredaram uma concession�ria Caltabiano. Todos os carros da ag�ncia foram destru�dos. Mascarados usaram pedras, extintores e peda�os de pau para quebrar vidros e amassar os ve�culos de luxo. Entre eles, Mercedes-Benz e Smarts. O preju�zo pode chegar a R$ 2 milh�es.
Somente por volta das 19h15 policiais da Tropa de Choque chegaram � Marginal Pinheiros e removeram as barricadas. Os manifestantes se afastaram, correndo pelo bairro. Houve confronto com policiais em Pinheiros, nas imedia��es do Bar Piraj�. Os mascarados usaram roj�es em dire��o aos PMs, que revidaram com bombas de g�s.
Durante o tumulto, a Esta��o Pinheiros da Linha 4 � Amarela do Metr� chegou a ser fechada. Na regi�o do Largo da Batata, v�ndalos depredaram bicicletas que estavam estacionadas em um ponto de empr�stimo mantido pelo Banco Ita�.

Bandeiras do Brasil que adornavam carros tamb�m foram retiradas. Nas ruas Butant� e Teodoro Sampaio, os manifestantes atearam fogo em lixos, lixeiras e nas ruas e depredaram vidros de ag�ncias banc�rias.

Protesto do Passe Livre termina com bancos e carros de luxo depredados
PM diz que acompanhou de forma "diferente" a manifesta��o do MPL.
Nesta quinta (19), policiais n�o escoltaram o protesto como de costume.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir