Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 20-06-2014

Pesquisa aponta que pais de autistas evitam ter mais filhos
Pesquisa aponta que pais com filho diagnosticado com autismo evitam ter outros beb�s
Pesquisa aponta que pais de autistas evitam ter mais filhos
(Foto: Reprodu��o/TV Mirante)

Os pais de uma crian�a diagnosticada com autismo parecem um ter�o menos inclinados a ter mais filhos no futuro do que outros pais, revelou um novo estudo publicado esta quarta-feira.

A pesquisa, divulgada no peri�dico "JAMA Psychiatry", da Associa��o M�dica Americana, foi descrita como a primeira a avaliar a influ�ncia de se ter um filho com autismo na decis�o de ter outros. O autismo costuma ser diagnosticado entre o segundo e o terceiro anos de vida e se estima que afete uma em 68 crian�as nos Estados Unidos.

As causas deste dist�rbio do desenvolvimento neurol�gico s�o desconhecidas, mas evid�ncias cient�ficas recentes sugerem que o autismo comece no �tero e possa, em algum grau, ter causas heredit�rias.

"Embora se tenha postulado que os pais que t�m um filho com TEA (transtorno do espectro autista) possam relutar em ter mais crian�as, esta � a primeira vez que se analisa a quest�o com base em n�meros precisos", afirmou o autor do estudo, Neil Risch, professor de epidemiologia e bioestat�stica da Universidade da Calif�rnia em San Francisco.

As an�lises se basearam em dados coletados no estado da Calif�rnia. Ao contr�rio de perguntar diretamente aos pais se seu filho autista influenciou de alguma forma sua decis�o de ter ou n�o mais filhos, os pesquisadores revisaram os registros de nascimento de 19.710 fam�lias nas quais uma crian�a com transtorno do espectro autista (TEA) nasceu entre 1990 e 2003, e os comparou com os dados de 36.215 fam�lias de controle sem crian�as diagnosticadas com TEA.

Os cientistas descobriram que nos primeiros tr�s anos ap�s o nascimento de uma crian�a autista, o comportamento reprodutivo foi igual ao das fam�lias n�o afetadas. No entanto, depois deste per�odo, os pais de um filho autista tinham uma probabilidade 33% menor de ter um segundo em compara��o com as fam�lias do grupo de controle, sugerindo que sua decis�o pode ter sido influenciada pelo diagn�stico do filho.

O artigo n�o mergulhou nas raz�es por tr�s das decis�es dos pais, mas sugeriu que os fatores podem incluir maior estresse e cargo parental, assim como o temor de que o autismo possa afetar outra crian�a. Segundo Risch, a pesquisa levanta outra quest�o complexa: se os pais de uma crian�a autista s�o menos propensas a ter mais filhos, por que os casos do transtorno est�o aumentando?

"O fato de os pais decidirem ter menos filhos significa que os genes que predisp�em ao TEA t�m menos probabilidade de ser transmitidos para as gera��es futuras", disse Risch. "O TEA tem um importante componente gen�tico, que deve diminuir com o tempo, devido a esta redu��o das gesta��es", acrescentou.

No ano 2000, o autismo afetava uma em cada 150 crian�as nos Estados Unidos. Em 2010, esta cifra aumentou para uma em 68, segundo os Centros de Tratamento e Controle e Preven��o de Doen�as.

Pesquisa aponta que pais de autistas evitam ter mais filhos
Autismo costuma ser diagnosticado quando a crian�a tem entre 2 e 3 anos.
Causas deste dist�rbio do desenvolvimento neurol�gico s�o desconhecidas

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir