Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 20-06-2014

Nova York vai liberar uso medicinal da maconha
O programa, que ir� proibir o fumo de maconha, mas permitir� que seja comida ou vaporizada, ser� regulamentado
Nova York vai liberar uso medicinal da maconha
http://www.brasilpost.com.br/

Por Edith Honan

NOVA YORK (Reuters) - O governador Andrew Cuomo e os legisladores de Nova York anunciaram um acordo nesta quinta-feira que permitir� o acesso limitado � maconha para uso medicinal e far� do Estado o 23� dos Estados Unidos a oferecer a droga para fins terap�uticos.

O programa, que ir� proibir o fumo de maconha, mas permitir� que seja comida ou vaporizada, ser� regulamentado pelo Departamento de Sa�de do Estado nos termos do acordo, e incluir� uma cl�usula "infal�vel" que permitir� ao governador interromper o programa a qualquer momento, disse Cuomo em uma coletiva de imprensa em Albany, capital do Estado.

O plano ainda precisa ser aprovado pela legislatura do Estado.

"Eu sempre apoiei a ideia de que, se � poss�vel obter benef�cios m�dicos da maconha medicinal para um paciente em sofrimento, ela deve ser utilizada", afirmou o democrata Cuomo. "Minha hesita��o sempre foi o risco. Este projeto de lei virtualmente elimina o risco".

De acordo com o plano, o Departamento de Sa�de fornecer� licen�as a cinco empresas privadas para a produ��o e distribui��o de maconha atrav�s de estabelecimentos credenciados.

"A produ��o, fabrica��o e distribui��o t�m que acontecer dentro das fronteiras de Nova York", disse o doutor Howard Zucker, comiss�rio de sa�de interino do Estado, na coletiva de imprensa.

Nova York vai liberar uso medicinal da maconha: inalar ou comer ser� permitido, fumar n�o


Fonte: http://www.brasilpost.com.br/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir