Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2014

População reclama da dificuldade de encontrar vacina
Cerca de 20 mil doses foram liberadas para população em Campo Grande. Com grande procura, vacinas esgotaram na maioria dos postos de saúde.
População reclama da dificuldade de encontrar vacina
Foto: g1.globo.com

Há uma semana, unidades de saúde de Campo Grande abriram a vacinação contra a gripe para toda a população. Cerca de 20 mil doses sobraram da campanha do Ministério da Saúde e foram liberadas para pessoas fora do grupo de risco, depois que a campanha foi prorrogada várias vezes. Porém, as doses da vacina não estão disponíveis em todas as unidades de saúde e a população reclama da dificuldade para conseguir a imunização.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Cássia Tiemi Kanaoka, a vacina já acabou na maioria dos locais. Conforme ela, a demanda foi grande e algumas unidades vacinaram cerca de mil pessoas em um único dia.

"No feriado, as pessoas não estavam trabalhando, então a procura foi bem grande, o movimento foi intenso. A população toda estava aguardando a abertura dessa vacinação para os outros grupos. Então a vacina, na maioria das unidades, já acabou", disse Cássia.

De acordo com a Sesau, não é possível saber em quantas unidades ainda há doses da vacina, porque o levantamento de imunização é feito semanalmente em cada unidade e entregue sempre às quintas-feiras.
No posto do Jardim Marabá, ainda há cerca de 40 vacinas disponíveis e a enfermeira Sandra de Souza acredita que, por conta da procura, as vacinas devem acabar ainda nesta terça-feira (24). Já na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Coronel Antonino, as doses acabaram há cinco dias.
Cássia disse que as doses não serão repostas e quem desejar deverá procurar a imunização nas redes particulares. A vacina contra a gripe, na rede particular, custa em média R$ 80 e é aplicada em clínicas e hospitais.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir