Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 25-06-2014

Integrantes do MTST passam a madrugada em frente à Câmara
Andrea Matarazzo (PSDB) quer que plano seja votado no 2º semestre. Aliados não obtêm maioria para garantir tramitação do projeto na Casa.
Integrantes do MTST passam a madrugada em frente à Câmara
Foto: Lívia Machado/G1

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) passaram a madrugada desta quarta-feira (25) acampados na frente da Câmara Municipal de São Paulo, no Centro. Desde a tarde de terça-feira (24), o grupo protesta em frente à Casa para pedir a aprovação do projeto que trata da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE).

A pista da esquerda da Rua Maria Paula, na frente da Câmara, está bloqueada pelos manifestantes, como informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A oposição quer mais tempo de debate e os aliados do prefeito Fernando Haddad (PT) têm enfrentado dificuldade para obter maioria que garanta o avanço na tramitação do projeto de lei. O movimento social quer garantir que terrenos de ocupações sejam destinados a moradias populares. Os vereadores repudiaram a ação do MTST.

Uma reunião está marcada para 10h com a secretária de Licenciamento, Paula Maria Motta Lara, responsável por viabilizar a construção de casas programa federal Minha Casa Minha Vida, como informou o Bom Dia São Paulo.
Críticias
Os sem-teto acusam o vereador da oposição José Police Neto (PSD) de ter relação com empresas do ramo imobiliário. Em frente à Câmara, os sem-teto usaram faixas, boneco e carro de som para criticar o vereador.
"(É) ele que está emperrando a votação, nós só sairemos da Câmara quando tiver uma resposta para o povo. Ele é contra o trabalhador", repete inúmeras vezes a liderança no carro de som.
Guilherme Boulos, um dos líderes do MTST, disse que "uma meia dúzia" de vereadores não quer votar o PDE. Boulos acusou Police Neto de ser um dos maiores interessados no travamento do projeto. "Por que esse cidadão não está querendo que tenha moradia? Fomos descobrir que só de empreendedora ele recebeu R$ 400 mil para financiar a campanha dele", afirmou Boulos.
Guilherme Boulos, um dos líderes do MTST, disse que "uma meia dúzia" de vereadores não quer votar o PDE. Boulos acusou Police Neto de ser um dos maiores interessados no travamento do projeto. "Por que esse cidadão não está querendo que tenha moradia? Fomos descobrir que só de empreendedora ele recebeu R$ 400 mil para financiar a campanha dele", afirmou Boulos.

O vereador rebateu o líder do MTST. "Nós recebemos uma doação lícita e, portanto, ela está à disposição da sociedade. Esses recursos estiveram oferecidos a muitos parlamentares que estão aqui e inclusive ao prefeito Haddad", afirmou Police Neto.
O presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT), disse que, diante do ataque do MTST ao vereador Police Neto (PSD), algumas bancadas, em solidariedade, se recusaram a marcar suas presenças. "Vamos ter uma reunião ainda hoje entre a direção do MTST e o vereador Police para resolver esse problema", afirmou.

Américo disse que a revisão do Plano Diretor ainda não tem consenso. "Consenso, creio que não. Temos uma maioria disposta a aprovar o plano. Estamos terminando de construir uma maioria para votar."

A base de apoio de Haddad conta com os votos do PSD de Police Neto para aprovar o Plano Diretor. Nesta quarta-feira, o partido deve indicar apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff em Brasilia, o que mostra a proximidade entre a legenda e o PT.
Segundo Américo, será preciso fazer quatro ou cinco horas de discussão publicar todos os substitutivos e emendas e a partir desta quinta (26) e preparar o projeto para iniciar a votação na sexta (27). " Segundo o vereador, a Câmara deve entrar em recesso a partir do dia 1º, após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A presença do MTST em frente aos portões e dentro do plenário da Câmara provocou constrangimento. O líder do PSDB, Floriano Pesaro, levantou a suspeita de que o relator do Plano Diretor, Nabil Bonduki (PT), tem relação com os sem-teto.
"Estamos preocupados porque a informação que nos chegou é que pessoas ligadas ao vereador Nabil fazem parte da coordenação do movimento. (Isso) Mostra um certo conluio entre o movimento e a pressão para que os vereadores votem o plano diretor do relator Nabil Bonduki. Hoje estamos sitiados na Câmara", disse Pesaro.

Bonduki, relator do Plano Diretor, afirmou que "é infundada" a afirmação de que ele mantém relações com o MTST e também criticou a ação dos sem-teto. "É claro que todo cidadão tem direito de se manifestar, mas isso não pode ser feito de maneira que constranja os vereadores", disse o relator.
Andrea Matarazzo (PSDB) afirmou que o MTST sitia a Câmara e impede a entrada e saída dos vereadores. "Isso é um absurdo total que eu espero que o presidente tenha tomado providências. Não é legítimo, não é assim que se faz. Ocupa, invade, ameaça e chantageia. Isso não é a forma de negociar e muito menos de atuar na cidade em que se mora", afirmou Matarazzo.

Police disse ao G1, após o término da reunião, que não recebeu pedido de desculpas do MTST e nem esperava por isso. Ele disse que saiu do encontro com mais dúuvida do que qualquer outra coisa. Para o vereador, a cada minuto fica mais difícil a solução. Questionado se agora o PSD deve votar o projeto, respondeu: "A gente quer um plano bom para a cidade e esse ainda não e um plano bom."
Sem maioria
Apesar da reunião que o prefeito Fernando Haddad fez com líderes da base aliada nesta terça-feira, a votação do projeto anda devagar devido à obstrução imposta pela oposição, liderada pelo PSDB, e à falta de entusiasmo dos aliados do prefeito na Câmara.

O prefeito Fernando Haddad previa a votação do Plano Diretor nesta semana. Bonduki disse que não acredita ser possível votar o projeto nesta noite ou na quarta-feira porque falta ainda discutir o texto substitutivo em plenário. "Não acredito que possa ser votado hoje ou amanhã. O que nós pretendemos é garantir que haja abertura do debate em plenário", afirmou.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir