Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2014

Sobe para 22 o número de mortos após explosão de shopping
Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de quarta; um suspeito foi morto e o outro preso, diz governo
Sobe para 22 o número de mortos após explosão de shopping
Foto: g1.globo.com

Uma vítima da explosão de bomba em shopping da capital da Nigéria, Abuja, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de quarta (25), aumentando para 22 o número de mortos, informou porta-voz do Hospital Nacional nesta quinta-feira (26).
Ontem: Explosão atinge shopping e mata ao menos 21 na capital da Nigéria.
Testemunhas: Boko Haram sequestra mais 60 mulheres na Nigéria

De acordo com o governo, soldados atiraram e mataram um dos suspeitos pelo crime quando ele tentava fugir. Um outro foi preso.

A explosão de quarta em Abuja é a mais recente de uma série de ataques violentos atribuídos aos extremistas islâmicos do Boko Haram. Forças de segurança nigerianas não conseguem controlar os ataques quase diários.

Testemunhas dizem que partes de corpos ficaram espalhadas ao redor da saída do EMAB Plaza, localizado no sofisticado subúrbio de Wuse 11. Nuvens de fumaça preta podiam ser vistas a mais de um quilômetro de distância. Todos falaram sob condição de anonimato por medo de represálias.

Maio: Presidente da Nigéria anuncia ampla ofensiva contra o Boko Haram

Abuja, onde os militantes têm realizado vários ataques, fica no centro da Nigéria. Duas explosões separadas em maio deixaram mais de 120 mortos e cerca de 200 feridos em um terminal de ônibus. Ambos os ataques foram reivindicados pelo Boko Haram, que ameaçou realizar novos atos.
Dia 14: Extremistas matam 14 em ataque contra espectadores de jogo da Copa

Na noite de terça, extremistas invadiram um posto de controle militar no nordeste do país e mataram ao menos 21 soldados. Eles também levaram alguns deles como reféns, segundo testemunhas.

Já na segunda-feira, a explosão de uma bomba em uma faculdade de medicina no norte de Kano deixou ao menos oito mortos. Na semana passada, pelo menos 14 morreram em explosão em Damaturu, capital do Estado de Yobe, no nordeste nigeriano, onde era exibido um jogo da Copa do Mundo.

Em maio, carros-bomba no centro da cidade de Jos deixaram mais de 130 mortos, enquanto um outro em um posto de ônibus deixou 24 mortos em um bairro cristão da cidade muçulmana de Kano.

O Boko Haram atraiu a atenção internacional após sequestraram mais de 200 estudantes em abril. Eles são acusados também pelo sequestro de 91 pessoas.

Militares e o governo da Nigéria dizem que estão ganhando a guerra, mas o ritmo e letalidade dos ataques aumentaram este ano deixando mais de 2 mil mortos até agora, em comparação com estimativa de 3,6 mil mortos nos últimos quatro anos.

A milícia tem o objetivo de fundar um Estado islâmico na Nigéria, nação do oeste africano que tem 170 milhões de habitantes quase igualmente divididos entre muçulmanos, no norte, e cristãos, no sul.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir