Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2014

Google inicia remoção de links em buscas na Europa
Decisão judicial garante a usuários "direito de ser esquecido" na internet
Google inicia remoção de links em buscas na Europa
Foto: veja.abril.com.br

O Google informou nesta quinta-feira que começou a remover links dos resultados de buscas na Europa, em obediência à determinação do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). A decisão, anunciada no início de maio, garante a usuários o "direito de ser esquecido" na internet. De acordo com o jornal Wall Street Journal, a infraestrutura de software do Google foi atualizada durante a madrugada para que a remoção dos links seja realizada. Os usuários que tiveram atendidas suas solicitações de remoção de links serão informados por e-mail.

"É um novo processo para nós. Cada solicitação precisa ser analisada individualmente. Estamos trabalhando o mais rápido possível para acelerar o processo", disse um porta-voz do Google. A empresa não informa quantas solicitações já foram atendidas até o momento.

No fim de maio, o Google deu o primeiro passo para atender a determinação da Justiça da União Europeia, quando colocou no ar o formulário on-line para que usuários enviem suas solicitações. Pouco depois, a empresa afirmou ter recebido mais de 41.000 pedidos de remoção.

A remoção de links é controversa, já que contrapõe o direito à privacidade ao direito de acesso à informação. Ao atender a solicitação da Justiça europeia, o Google afirmou que só vai remover links nas versões locais do buscador. Os resultados continuarão disponíveis na versão internacional do Google e nos buscadores de outros países fora da União Europeia, como o Brasil. Além do Google, outros buscadores que atuam na região, como o Bing, da Microsoft, também devem cumprir a decisão.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir