Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2014

Cinegrafista russo morre em tiroteio na Ucrânia
Anatoli Klian foi atingido no abdômen perto de um quartel militar. Outro veículo com jornalistas também foi alvo, mas ninguém se feriu
Cinegrafista russo morre em tiroteio na Ucrânia
Foto: g1.globo.com

Um cinegrafista do principal canal de televisão russa morreu ao ser atingido por tiros no leste da Ucrânia, cenário de uma insurreição armada pró-Rússia, anunciou a emissora Pervy Kanal, que acusou as forças ucranianas.
Anatoly Klyan, de 68 anos, trabalhava na televisão estatal Channel One e foi o terceiro jornalista russo morto desde que separatista pró-Rússia começaram um levante contra o governo central da Ucrânia em abril.
Ele realizava uma reportagem com rebeldes nas imediações de uma unidade militar ucraniana da região de Donetsk, segundo o canal.
O ministério russo das Relações Exteriores exigiu das autoridades ucranianas uma "investigação objetiva" sobre a morte do repórter. Também denunciou o que Moscou considera uma demonstração de que "as forças ucranianas não querem uma desescalada" e impedem a implementação do cessar-fogo, segundo a France Presse.

Klyan estava com um grupo de jornalistas russos levados por insurgentes da autoproclamada República de Donetsk para um encontro com mães de soldados, que exigiam a retirada dos filhos.
"Uma vez no local, aconteceram os tiros procedentes dos militares. Anatoli Klian recebeu um tiro mortal no abdome", anunciou a emissora em sua página na internet.
O Comitê de Investigação anunciou a abertura de um inquérito por "uso de meios e métodos de guerra proibidos e assassinato de uma pessoa durante sua atividade profissional".
"Anatoli Klian é mais uma vítima das autoridades ucranianas, que ignoram as normas internacionais de defesa da população em período de conflito", afirma o Comitê em um comunicado.
Klian trabalhava há 40 anos para a televisão russa e participou em várias missões em regiões consideradas difíceis, segundo o Pervy Kanal.
O motorista do ônibus que transportava os jornalistas foi ferido e estava hospitalizado.
Em 17 de junho, dois jornalistas da TV pública russa morreram na região de Lugansk.
Além disso, o fotógrafo italiano Andrea Rocchelli morreu perto de Slaviansk no fim de maio, assim como seu auxiliar russo Andrei Mironov.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir