Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-07-2014

Escrever compensa
�O escritor � um leitor do pensamento e um rep�rter da imagina��o�, Sabugo.
Escrever compensa
Foto: www.maratimba.com

Trabalhar durante quase duas d�cadas profissionalmente com o of�cio da escrita n�o � para qualquer um. Principalmente se for pelo sal�rio. Mas o bom escritor n�o liga para o que est� fora de seu "mundo fant�stico". Macaco, praia, carro, jornal e tobog�? (j� disse o cantor) Tudo isso � um saco, mas h� ressalvas, e como na gram�tica, toda regra tem sua exce��o e o jornal � uma.

N�o seria a faculdade o ambiente prop�cio para a difus�o do saber? Digo-vos, caros incr�dulos leitores, que h� um of�cio que se iguala e ouso at� dizer que supera, algumas vezes, a avalanche te�rica: o jornalismo.

O que � e o que n�o � liter�rio se entrela�am como dois amantes. Contudo, frequentemente est�o em conflito. Rompantes furiosos e violentos dignos das p�ginas policiais acontecem entre ser e, ao mesmo tempo, n�o ser. Eis a quest�o: o reconhecimento � a recompensa da pr�tica? Responder n�o � preciso, pois, cada coisa no seu tempo. Este sim � preciso.

Quando digo jornalismo esque�am os microfones, confetes, periquitos e papagaios. Estou descrevendo a labuta da escrita, a apura��o, o prazo, a forma, o estilo, a opini�o e, quem sabe, a literatura.

Toda essa pompa liter�ria (na melhor das inten��es) para finalmente fazer uma coisa: homenagem aos escritores capixabas. Mesmo aos que chegaram �s "linhas" fora dos trilhos do jornalismo e que realmente s�o merecedores da Comenda do M�rito Legislativo Rubem Braga.


O ser e o estar se misturam num sentimento confuso e prazeroso. Ser escritor e estar entre os trinta indicados pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Esp�rito Santo, ainda mais pelo pr�prio proponente, n�o tem pre�o. O valor �, sem sombra de d�vida, sentimental!


Escritores capixabas homenageados com Comenda Rubem Braga

Proposta pelo deputado estadual Glauber Coelho, honraria ser� entregue na pr�xima quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa
Na pr�xima quarta-feira (02), a Assembleia Legislativa do Esp�rito Santo vai prestar homenagens a escritores esp�ritossantenses de v�rios munic�pios do Estado, com a Comenda do M�rito Legislativo Rubem Braga. A honraria � de iniciativa do deputado estadual Glauber Coelho (PSB) para destacar o trabalho de autores nos mais diversos estilos liter�rios como cr�nicas, contos, poesias, entre outros.
A homenagem foi proposta em 2013 para comemorar o centen�rio do escritor cachoeirense, marcado por in�meros eventos culturais. "A comenda celebra a mem�ria de Rubem Braga e prestigia quem se dedica, como ele se dedicou, ao of�cio de escrever, que � uma voca��o, uma miss�o. Os escritores, especialmente os capixabas, merecem esta homenagem e nosso apoio para continuarem lan�ando suas obras e incentivando as gera��es que vir�o", diz Glauber.
Entre os homenageados est�o os sobrinhos de Rubem Braga que residem em Vit�ria, filhos de Anna Gra�a Braga Abreu, irm� ca�ula do escritor. Confira a lista dos homenageados:
Agostino Lazzaro, ator e diretor de teatro, escritor, cientista social e diretor do Arquivo P�blico do Esp�rito Santo.
Ariette Moulin Costa, historiadora, escritora, membro da Academia Cachoeirense de Letras, do Instituto Hist�rico Geogr�fico de Cachoeiro de Itapemirim e da Academia Feminina de Letras Esp�ritossantense.
Carlos Ola, professor de L�ngua Portuguesa e Literatura; escritor, diretor e ator teatral; redator oficial do munic�pio de Gua�u�.
C�lia Ferreira, jornalista, escritora e membro da Academia Cachoeirense de Letras.
Cilmar Cesconetto Francischeto, pesquisador nas �reas de imigra��o e fotografia e diretor t�cnico do Arquivo P�blico Estadual.
David Alberto L�ss, presidente da Academia Cachoeirense de Letras.
Deny B�rbara Soares Silvestre, professora e escritora de Cachoeiro de Itapemirim.
Elysanna Louzada, professora e escritora de Vargem Alta.
Ester Abreu Vieira de Oliveira, professora, escritora, membro da Academia Esp�ritossantense de Letras, do Instituto Hist�rico Geogr�fico do Esp�rito Santo e da Academia Feminina de Letras Esp�ritossantense.
Evandro Moreira, jornalista, escritor e membro da Academia Cachoeirense de Letras e Instituto Geogr�fico de Cachoeiro de Itapemirim.
Francisco Aur�lio Ribeiro, escritor, presidente da Academia Esp�ritossantense de Letras e membro do Instituto Hist�rico Geogr�fico do Esp�rito Santo.
Gabriel Bittencourt, professor, escritor e atualmente pesquisador nas �reas de Hist�ria e Direito.
Genildo Coelho, professor universit�rio, escritor e pesquisador da cultura popular.
Higner Mansur, escritor, membro da Casa de Cultura de Alegre, do Instituto Hist�rico e Geogr�fico de Cachoeiro de Itapemirim e da Academia Cachoeirense de Letras.
Joelma Celin, professora, escritora e pesquisadora na �rea da imigra��o italiana no Esp�rito Santo.
Jos� Roberto Santos Neves, jornalista, escritor e atualmente subsecret�rio de Cultura de Vila Velha.
Luiz Guilherme Santos Neves, professor, historiador, escritor, folclorista e membro do Instituto Hist�rico e Cultural Esp�rito Santo.
Maria Elvira Tavares Costa, agente cultural, escritora e contadora de hist�rias de Cachoeiro de Itapemirim.
Matusal�m Dias de Moura, escritor, membro da Academia Esp�ritossantense de Letras, da Academia Iunense de Letras e do Instituto Hist�rico Geogr�fico do Esp�rito Santo.
Minataha Alcuri Campos, historiadora, escritora e membro do Instituto Hist�rico e Geogr�fico do Esp�rito Santo.
Paulo C�sar Mendes Gl�ria, arquiteto e urbanista, autor dos livros "Pela Cidade" e a Cidade e o Petr�leo".
Pedro Jos� Nunes, escritor cal�adense, membro da Academia Esp�ritossantense de Letras.
Regina Herkenhoff, escritora de Cachoeiro de Itapemirim.
Reinaldo Santos Neves, escritor e servidor da Universidade Federal do Esp�rito Santo.
Ricardo Lemos, jornalista, escritor, cantor e compositor de Cachoeiro de Itapemirim.
Roney Moraes, jornalista, psicanalista, escritor e membro da Academia Cachoeirense de Letras.
Ros�ngela Venturi, jornalista e escritora, professora de L�ngua Portuguesa em Cachoeiro de Itapemirim.
Saulo Ribeiro, escritor e produtor editorial na Editora Cousa, em Vit�ria
Silvana Soares Sampaio, escritora e presidente da Academia Feminina Esp�ritossantense de Letras.
Wilson M�rcio Depes, advogado, jornalista e escritor de Cachoeiro de Itapemirim.

Rubem Braga
Rubem Braga iniciou sua carreira no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro, fazendo reportagens e assinando cr�nicas di�rias no jornal Di�rio da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas n�o exerceu a profiss�o. Neste mesmo ano, cobriu a Revolu��o Constitucionalista deflagrada em S�o Paulo. Transferindo-se para Recife, dirigiu a p�gina de cr�nicas policiais no Di�rio de Pernambuco. Em 1936 lan�ou seu primeiro livro de cr�nicas, "O Conde e o Passarinho", e fundou em S�o Paulo a revista Problemas, al�m de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto � For�a Expedicion�ria Brasileira. Ap�s seu regresso, exerceu o jornalismo em v�rias cidades do Pa�s, fixando domic�lio no Rio de Janeiro, onde escreveu cr�nicas e cr�ticas liter�rias para o Jornal Hoje. Rubem Braga morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir