Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2014

Batman completa 75 anos cada vez mais na moda
Capacidade de adapta��o garante futuro promissor ao super-her�i dos quadrinhos e dos filmes
Batman completa 75 anos cada vez mais na moda
Foto: g1.globo.com

O super-her�i americano Batman completa 75 anos mais na moda do que nunca, gra�as � capacidade de adaptar-se a mudan�as e ao futuro promissor reservado por novas hist�rias, filmes, jogos eletr�nicos e o incans�vel apoio dos f�s. O homem morcego nasceu em maio de 1939 das m�os do desenhista Bob Kane e do roteirista Bill Finger, quando a editora DC Comics encomendou a cria��o de um novo super-her�i para aproveitar a popularidade do Superman, lan�ado um ano antes.

Kane e Finger conceberam um personagem diferente, enfatizando o lado obscuro do her�i. Se o Superman usava um uniforme de cores chamativas, mostrava o rosto, tinha poderes e se deslocava durante o dia, o Batman vestiria uniforme escuro, cobriria o rosto, n�o teria superpoderes e atuaria durante a noite.

O sucesso foi tamanho que, um ano mais tarde, o personagem ganhou a pr�pria tirinha, ambientada em Gotham City, o que deu in�cio ao fen�meno que tornou Batman um dos �cones da cultura pop. O ator Danny DeVito, que interpretou o vil�o Pinguim no filme "Batman - O Retorno", dirigido por Tim Burton em 1992, acredita que o triunfo do homem morcego hoje em dia est� ligado � falta de lideran�a das classes pol�tica e empresarial. "O mundo n�o tem her�is", disse o ator. "Olhamos ao nosso redor, para nossos l�deres e realmente n�o existe ningu�m em quem ter esperan�a", acrescentou. Para o ator, Batman continua representando, 75 anos depois, a fantasia que o p�blico necessita para seguir com um pouco de esperan�a e f� no ser humano.

Dos quadrinhos ao cinema

Batman venceu a passagem do tempo gra�as a sua habilidade para regenerar-se, n�o ficar preso nas mesmas tramas e a apari��o constante de personagens como Robin, Mulher Gato, Coringa. Os roteiristas, alguns de muito destaque como Frank Miller, Alan Moore e Scott Snyder, deram muito dinamismo ao her�i, que passou por todo tipo de etapas, das mais obscuras � fic��o cient�fica, passando pelo surrealismo e o humor.

Bruce Wayne tamb�m conseguiu superar momentos de popularidade reduzida ao aproveitar o universo paralelo criado a seu redor, como aconteceu na d�cada de 60, quando a psicod�lica s�rie de televis�o "Batman" - protagonizada por Adam West e Burt Ward, vivendo as personagens de maneira distante de seu universo original - estimulou a venda dos quadrinhos.

As sete adapta��es cinematogr�ficas consolidaram a paix�o dos f�s, sobretudo a trilogia dirigida por Christopher Nolan, com Christian Bale no papel de homem morcego. Em meio a uma febre de super-her�is no cinema atual, com filmes sobre Capit�o Am�rica, Homem Aranha ou Homem de Ferro, Batman triunfa por sua condi��o de "homem normal", embora profundamente perturbado. Em 2016 chegar� aos cinemas um novo filme, na qual Batman contracenar� pela primeira vez com o Superman e no qual o ator Ben Affleck ter� a dif�cil miss�o de interpretar o her�i de Gotham, uma escolha que desagradou muitos f�s.

Vida longa ao her�i

A franquia Batman arrecadou 3,89 bilh�es de d�lares em todo o mundo, segundo os n�meros da ind�stria do entretenimento, e criou um universo de produtos venerados. "A paix�o dos f�s � gigantesca, � um modo de vida. As pessoas fazem tatuagem do Batman no corpo todo", afirmou recentemente Jim Lee, desenhista e coeditor da DC Entertainment, que leva ao cinema as hist�rias do super-her�i. Al�m das camisas, gorros, posters e blogs, Batman encontrou nos jogos eletr�nicos outro grande aliado para oferecer emo��es aos "batman�acos" e manter sua popularidade.

No evento especializado E3, realizado h� poucas semanas em Los Angeles, a produtora Rocksteady fez a alegria dos f�s ao revelar que o pr�ximo jogo, "Batman: Arkham Knight", ter� um Batm�vel ultraleve, capaz de transformar-se em um tanque blindado. "Este super-her�i realmente cativou a imagina��o do mundo inteiro", disse Lee, que j� roteirizou os quadrinhos do personagem. As comemora��es pelos 75 anos do her�i ter�o o ponto

m�ximo no dia 23 de julho, considerado o "Dia do Batman", com a publica��o de uma edi��o do primeiro n�mero em que apareceu. Os f�s de passagem por Los Angeles poder�o observar todos os Batm�veis, capas, m�scaras e demais artefatos usados nos filmes em uma exposi��o organizada pela Warner Bros.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir