Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2014

Transformers aposta na China e fatura US$ 300 mi na estreia
Quarto filme da franquia teve a maior bilheteria de um fim de semana de estreia no ano e fez a festa de lan�amento em Hong Kong, n�o em Hollywood
Transformers aposta na China e fatura US$ 300 mi na estreia
Foto: g1.globo.com

S�o Paulo - O filme Transformers: Era da Extin��o j� alcan�ou a maior bilheteria para um fim de semana de estreia nos Estados Unidos no ano. Foram 100 milh�es de d�lares, que tiraram o primeiro lugar de Capit�o Am�rica: Soldado Invernal, que arrecadou 95 milh�es.
Seu maior feito, por�m, n�o foi em casa, e sim na China. O fim de semana da premiere no gigante asi�tico arrecadou 90 milh�es de d�lares, o maior valor j� conseguido por um filme estrangeiro no pa�s.

� poss�vel que, em sua temporada em cartaz, o blockbuster ultrapasse at� Avatar, que arrebanhou 204 milh�es de d�lares.

Ao todo, o fim de semana trouxe para a franquia 300 milh�es de d�lares e mais ainda est� por vir: em muitos pa�ses europeus e latinoamericanos, a inaugura��o do filme foi adiada para n�o competir com a Copa do Mundo.

O sucesso na China, por�m, n�o foi sorte. A Paramount vem pensando nesse p�blico desde o in�cio da produ��o. H� quatro atores chineses em cena, escolhidos atrav�s de um reality show de alt�ssima audi�ncia no pa�s, incluindo a estrela nacional Li Bingbing o cantor pop Han Geng.

Hong Kong aparece em quase um ter�o do filme e boa parte das cenas de destrui��o t�picas da s�rie acontece por ali. Na noite da estreia mundial, Hollywood, a cidade que tradicionalmente recebe as famosas festas de inaugura��o, deu lugar a Hong Kong, Xangai e Pequim.

O investimento na pot�ncia asi�tica faz sentido. A China j� � o segundo maior p�blico consumidor de cinema do mundo e, at� o fim da d�cada, deve ultrapassar os Estados Unidos.

At� recentemente, Hollywood dominava com facilidade as bilheterias chinesas. De janeiro a maio deste ano, por�m, produ��es nacionais foram as respons�veis por 56% dos ingressos vendidos no pa�s, de acordo com uma conta feita pelo jornal Wall Street Journal.

O investimento em franquias blockbuster de a��o � mais um esfor�o para reverter essa estat�stica. Como em muitos outros setores, no cinema, quem dominar o mercado chin�s, est� mais perto de dominar o mundo.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir