Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2014

Sofia deixa Sorocaba e embarca para cirurgia nos Estados Unidos
Beb�, acompanhada da m�e, viaja para Miami em avi�o com UTI. Menina nasceu com s�ndrome rara e precisa de transplante multivisceral.
Sofia deixa Sorocaba e embarca para cirurgia nos Estados Unidos
Foto: g1.globo.com

A pequena Sofia Gon�alves de Lacerda, que tem apenas 6 meses de vida e sofre com uma doen�a rara, deixou nesta quarta-feira (2) o Hospital Samaritano de Sorocaba (SP), onde estava internada, para embarcar aos Estados Unidos, onde poder� fazer o transplante multivisceral de que precisa.

A menina decolou � 1h25 rumo a Boa Vista, em Roraima. De l�, ap�s passar pela alf�ndega, a aeronave segue para Miami, no estado da Fl�rida. A previs�o � que toda a viagem dure cerca de 15 horas.

Sofia saiu do hospital e foi levada de ambul�ncia com a m�e, Patr�cia Lacerda, ao Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, onde o avi�o aguardava as duas, equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), m�dicos, enfermeiros e todos os equipamentos m�dicos necess�rios, custeados pelo governo federal.

Muito emocionada, Patr�cia contou ao G1 que esse era mais um objetivo alcan�ado. "N�o imaginava que isso aconteceria. � mais uma batalha vencida, isso me d� g�s para alcan�ar e conquistar essa guerra. � uma emo��o sem fim. Quando chegarmos l�, vamos decretar a vit�ria", afirmou. O pai de Sofia, Gilson Gon�alves da Silva, tamb�m viaja para a Fl�rida na manh� desta quarta-feira, mas em um voo comercial.

Sofia e a fam�lia ficar�o no Hospital Memorial Jackson, em Miami, onde a menina deve ser operada pelo m�dico brasileiro Rodrigo Viana. Ao chegar ao pa�s, a crian�a passar� por v�rios exames m�dicos e ter� que esperar por um doador de �rg�os compat�vel.

O drama de Sofia come�ou assim que a fam�lia descobriu a doen�a. O beb� nasceu com s�ndrome de Berdon, uma enfermidade rara que provoca problemas no intestino, na bexiga e no est�mago. A situa��o dela causou como��o e mobiliza��o em todo o pa�s ap�s uma campanha na internet.

Para sobreviver, a menina precisa de um transplante de tr�s �rg�os, que custa mais de R$ 2 milh�es. Desde que nasceu, ela j� passou por tr�s cirurgias, mas ainda necessita de atendimento especializado, que s� pode ser feito nos Estados Unidos.

Desde que descobriu a doen�a, a fam�lia pediu ajuda financeira de todas as formas para conseguir uma viagem at� os EUA. A campanha foi intitulada "Ajude a Sofia" e ganhou for�a nas redes sociais: quase 580 mil pessoas j� curtiram e compartilharam a p�gina, inclusive celebridades.

Desde que nasceu, no hospital da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de S�o Paulo, Sofia s� saiu de l� para ser transferida para o Hospital Samaritano, em Sorocaba. A beb� nunca fez xixi ou coc� e s� se alimenta por nutri��o parenteral � quando uma solu��o manipulada pelo m�dico � aplicada diretamente na corrente sangu�nea.

Ap�s diversas quest�es judiciais, o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a transfer�ncia da menina para o Hospital das Cl�nicas, em S�o Paulo, onde ela passaria por novos exames que confirmassem a s�ndrome de Berdon e a possibilidade de realizar o transplante no Brasil.

No entanto, a fam�lia recusou um novo procedimento cir�rgico, e m�dicos especialistas tamb�m atestaram que a tecnologia nacional n�o era avan�ada o suficiente para realizar o transplante com sucesso. Dessa forma, a menina foi novamente encaminhada para o Hospital Samaritano, de onde saiu para ser levada aos Estados Unidos.

O nome de registro de nascimento da crian�a � com "ph" (Sophia), mas, em virtude de a campanha de ajuda ter sido iniciada com "Sofia", a pr�pria fam�lia adotou essa grafia para evitar problemas com as doa��es.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ana Luiza Schetine    |      Imprimir