Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2014

Joaquim Barbosa afirma que deixa o Supremo Tribunal Federal
Nesta ter�a, na sa�da do Supremo, com a aposentadoria aos 59 anos, o ministro Joaquim Barbosa disse que vai buscar uma vida diferente.
Joaquim Barbosa afirma que deixa o Supremo Tribunal Federal
Foto: www.maratimba.com

O ministro Joaquim Barbosa se despediu do Supremo Tribunal Federal para se aposentar. Nesta ter�a-feira (1�), foi a �ltima sess�o presidida por ele.
O ministro disse que sai de alma leve e com a sensa��o do dever cumprido. Nesta ter�a, na sa�da do Supremo, com a aposentadoria aos 59 anos, o ministro Joaquim Barbosa disse que vai buscar uma vida diferente.
O encerramento da �ltima sess�o antes do recesso do judici�rio, que come�a nesta quarta, foi feito pelo futuro presidente do Tribunal: Ricardo Lewandowski. O ministro Joaquim Barbosa saiu antes, sem discursos de despedida.
"Alma leve. E aquilo que � fundamental para mim: o cumprimento do dever. � importante que o brasileiro se conscientize da import�ncia, da fundamentalidade, da centralidade da obriga��o de todos cumprirem as normas, cumprirem a lei, cumprir a Constitui��o", afirmou Joaquim Barbosa, presidente do STF.
Joaquim Barbosa foi indicado para o Tribunal pelo ex-presidente Lula. Na �poca, era procurador da Rep�blica. De temperamento forte, foi relator do maior julgamento da hist�ria do Supremo, o mensal�o do PT, que acabou com a condena��o de 24 pessoas, e a pris�o de pol�ticos. Durante o julgamento, participou de debates acalorados. Segundo os ministros, a a��o do mensal�o foi a marca do per�odo de Barbosa na Presid�ncia.
"Foi um julgamento muito dif�cil. Um momento muito tumultuado da vida do Tribunal. N�o por conta dos acontecimentos apenas desenvolvidos aqui, mas tamb�m por conta da press�o externa", disse Gilmar Mendes, ministro do STF.
"O ministro Joaquim Barbosa se tornou um bom s�mbolo contra o status quo, um bom s�mbolo contra a improbidade no Brasil. E o pa�s estava precisando de bons s�mbolos. De modo que eu acho que esse papel ele desempenhou muito bem", destacou Lu�s Roberto Barroso, ministro do STF.
Sobre o sucessor ao cargo de ministro, Joaquim Barbosa disse esperar que o escolhido pela presidente da Rep�blica tenha um perfil de estadista. E que o Supremo n�o � lugar para pessoas com v�nculos com determinados grupos de press�o.
Disse tamb�m que, depois que a aposentadoria for publicada, vai poder caminhar pelas ruas tranquilamente. Mas n�o deu muitos detalhes do que pretende fazer.
"� hora sobretudo de fazer outras coisas, mudar de horizonte, enfim, ter uma vida diferente", disse Joaquim Barbosa.
Se tivesse decidido continuar, Joaquim Barbosa poderia ficar mais dez anos no STF e tr�s meses na presid�ncia do Tribunal

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir