Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-07-2014

Produção de veículos tem a maior queda na indústria em 12 meses
Em comparação com maio de 2013, setor de automotores recuou 20,1%. Produção industrial registrou terceira queda seguida em maio, com -0,6%
Produção de veículos tem a maior queda na indústria em 12 meses
Foto: www.maratimba.com

O setor de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias registrou a principal queda no acumulado de doze meses da produção industrial, com recuo de 12,5%, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparaçao com maio de 2013, a produção de veículos caiu 20,1%. O recuo da produção da indústria brasileira em maio registrou queda de 0,6%.
"86% dos itens investigados do setor automotores mostram taxas inferiores no índice acumulado do ano. O setor de veículos acaba se apresentando como principal destaque em termos de queda em todas as comparações, -12,5%", afirmou o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.
"Se fossemos destacar o principal impacto no total [da produção industrial], certamente o veículos automotores é a atividade que influencia de forma negativa o total da indústria como um todo, não só pela magnitude que esse setor recua, mas também pelo peso que ela tem dentro da atividade industrial e também pelos impactos que ela tem em outros setores", completou.
De acordo com ele, a redução nas vendas do mercado interno, a redução de exportação no setor, o encarecimento da condição do crédito e o maior comprometimento da renda das famílias são os principais fatores que influenciam a redução das vendas de carros e, por consequência, a diminuição da produção.
"Isso tudo leva à situaçao que vemos observando há algum tempo de um nível de um estoque na produção industrial. Isso acaba acarretando não só na redução da produção como um todo, mas concessão de férias coletivas e redução de jornada de trabalho. Veículos automotores da atividade, os impactos atingem a parte relativa dos caminhões, e a parte relativa das autopeças", completou Macedo.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir