Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2014

Preso por desvio de ingressos da Copa aponta membro da Fifa
Onze pessoas foram presas em opera��o da Pol�cia Civil acusadas de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo; autoridades querem encontrar respons�vel dentro da Fifa
Preso por desvio de ingressos da Copa aponta membro da Fifa
Foto: http://esportes.terra.com.br/

Pol�cia Civil do Rio de Janeiro j� deu o primeiro passo para identificar um poss�vel membro da Fifa que estaria envolvido no esquema de desvio de ingressos para cambismo, que na �ltima quarta-feira levou � pris�o onze pessoas envolvidas num esquema que faturava at� R$ 1 milh�o por partida da Copa do Mundo de 2014. Jos� Massih, advogado e bra�o direito do argelino Lamine Fofana, um dos cabe�as da poss�vel quadrilha, de acordo com a PC-RJ, foi o �nico dos indiciados que optou por falar em depoimento e indicou que um membro da Fifa poderia ser o l�der do bando e repassava, dentro da entidade, ingressos para serem comercializados.

Tal dirigente, ou mesmo membro da Fifa, estaria hospedado no hotel Copacabana Palace, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, junto a outros membros de alto escal�o da entidade, como o pr�prio presidente Joseph Blatter. "O depoimento est� sob sigilo. Ele teve inten��o de ajudar. Ele est� querendo falar e indicar a pessoa, trocando essa informa��o de forma de dela��o premiada", destacou o delegado F�bio Baruck, titular da 18a DP (Pra�a da Bandeira) que est� � frente do inqu�rito instaurado para investigar o desvio de ingressos.

"Eu conversei com ele. Eu sozinho n�o posso oferecer a liberdade, tem que ter aval do Minist�rio P�blico e do judici�rio, que v�o avaliar essa informa��o que ele passou, que � valiosa. A gente n�o poderia ter (sem esse depoimento). Isso est� sendo avaliado. Vamos ver se alcan�amos essa pessoa", disse, sem dar maiores detalhes sobre quem seria esse membro da Fifa, at� para n�o atrapalhar as investiga��es ainda em curso pela Pol�cia Civil do Rio, com aux�lio da Pol�cia Federal.

Ainda de acordo com Barucke, tal membro da entidade seria um estrangeiro "que estaria pronto para deixar o Brasil assim que a Copa do Mundo acabar". Da� a necessidade da celeridade das investiga��es de forma a impedir que esse poss�vel integrante da quadrilha possa evadir-se do Pa�s.

"Ele n�o sabe dar todos esses elementos e por isso ser� imprescind�vel a ajuda da Fifa. Falta a qualifica��o completa", complementou o delegado sobre o depoimento de Massih, outro personagem que tem longo curr�culo no mundo do futebol - ele chegou, por exemplo, a ser agente do jogador Elano, com passagem pela Sele��o Brasileira, e que atualmente veste a camisa do Flamengo.

A porta-voz da Fifa, D�lia Fischer, falou nesta quinta-feira sobre o suposto envolvimento de membros da Fifa na revenda de ingressos. "� necess�rio identificar quem, quando, onde e porqu�. Em v�rios processos dizem que � a Fifa que est� envolvida, porque � muito f�cil uma pessoa dizer que � da Fifa. Mas �s vezes n�o � da Fifa. Estamos avaliando e esperando informa��es adequadas e s� depois vamos divulgar algo", esclareceu.

A Pol�cia Civil divulgou que espera agora a colabora��o da entidade nas investiga��es, e sobre isso, a porta-voz disse aos jornalistas, no briefing di�rio da Copa do Mundo, que "sempre foi uma prioridade proteger os torcedores da revenda e dizemos sempre que � apenas no site oficial da Fifa que se pode comprar ingressos sem risco". Sobre puni��es a poss�veis membros envolvidos, "a Fifa est� analisando isso atentamente e estamos tomando medidas necess�rias. N�o posso dizer que a��es. Temos que esperar e n�o podemos mais dizer nada".

Demais envolvidos
At� o presente momento, a Pol�cia Civil do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira que j� teve acesso apenas a metade do material de escutas telef�nicas autorizadas pelas Justi�a - num total de 50 mil chamadas grampeadas. Diante deste fato, o delegado respons�vel pelas investiga��es acreditam que novos membros envolvidos no esquema possam surgir, al�m de outros sete j� detectados e que ainda n�o foram presos.

"Temos que alcan�ar essas pessoas desde o baixo escal�o, quem fica na porta do est�dio vendendo, at� pessoas como o (argelino Lamine) Fofana, o de maior escal�o. Precisamos achar as pessoas acima dele. Acreditamos que ele era o integrante da Fifa, uma vez que ele tinha livre acesso aos lugares privados (o ve�culo de Fofana possu�a credencial de acesso livre a qualquer evento da Fifa). Mas com o aprofundamento percemos que n�o, e estamos tentando identificar quem seria a origem prim�ria", explicou Barucke.

"Essas fontes (de bilhetes para os jogos) s�o facilitadas pela forma de distribui��o, pela pr�pria Fifa, que grande parte s�o destinadas a ag�ncias, ONGs, jogadores de futebol, e especialmente uma nova fonte que surgiu que foi o argelino, uma pessoa altamente influente que conseguia ingressos mais valiosos. Os ingressos "hospilaties" (que garantem mais comodidade), e s�o mais valiosos, e garantiam mais fundos", complementou ainda.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir