Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2014

Seis ações que vão ajudar a dizer NíO
Você já se deu conta de quantos “sim” você diz quando sua vontade real é dizer “não”? Quando isso acontece, acabamos experimentando uma profunda sensação de desgosto, de raiva, de frustração e de irritação conosco mesmos. Mesmo assim, é difícil aprender.
Seis ações que vão ajudar a dizer NíO
Foto: www.maratimba.com

As razões para dizer esse "sim" na hora errada são as mais variadas possíveis. Sentimos uma espécie de necessidade de ser sempre solícitos e agradáveis. Fazemos nossa parte para manter nossas amizades. Temos medo de decepcionar as pessoas. Um outro motivo muito comum é o medo de assumir o controle da situação: quando respondemos "sim" às demandas alheias, nos calamos diante de nossas próprias decisões.

Não importa os motivos. Cada um tem os seus mas, quando respondemos de forma positiva a uma resposta que merecia ou deveria receber um "não", estamos terceirizando nossa administração pessoal. Isso é grave.

Dizer "não" não é simples. É preciso assertividade, certeza do que é importante, coragem mas principalmente respeito ao seu próprio tempo! Para ajudar, selecionei seis dicas que podem fazer com que você pense melhor antes de dizer "sim" para tudo:

1) Nunca se acanhe em dizer não - Você não precisa ser bonzinho para os outros nem parecer sempre disponível. Na verdade, todo mundo tem problemas em dizer "não". A capacidade de dizer essa palavra costuma ser vista com admiração, inclusive pela pessoa que a ouve. Ela, na verdade, gostaria de ter a mesma disciplina.

2) Não adie: vá direto ao ponto - Pode doer, mas é melhor. Atrasar a comunicação do "não" quando a decisão já está tomada apenas prolonga o sofrimento. Um "não" bem dito logo no início do processo pode poupar muitos aborrecimentos (e dores!).

3) Evite inventar desculpas ou dizer mentiras na hora de dizer o "não" - Se tiver uma justificativa fundamentada em fatos, você deve utilizá-la, com certeza. Mas lembre-se de que você não deve aos outros explicações nem precisa se desculpar por suas escolhas. Você está no comando! Forneça uma resposta amigável, com sorriso. E evite entrar em um debate ou discussão sobre as razões de sua decisão.

4) Use o corpo para dizer "não" - Quando a pessoa estiver fazendo aquele convite que você não pretende aceitar, comece a torcer o nariz, contorcer a boca e franzir a testa de forma discreta antes que ela termine de falar. Esses movimentos já dão a entender para o seu interlocutor que você não está de acordo com a proposta. Isso tornará o "não" uma palavra natural e até mesmo esperada.

5) Faça um acordo mental com você - A partir do momento em que você decidiu que não quer algo, prometa para você mesmo que manterá essa posição. Essa pequena atitude reafirma para você mesmo a importância da sua resposta e evita os conflitos internos.

6) E se o "não" tiver de ser dito ao seu superior? Nesse caso, a melhor forma é mostrar para ele a sua lista de prioridades profissionais e deixar que ele resolva o que mais é importante. Se o que ele estiver propondo for algo pessoal (um convite para uma festa ou para uma happy hour), você terá de avaliar a situação. E dizer seu "não" da forma mais direta possível.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir