Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2014

Israel: funeral de jovem palestino se transforma em protesto
Milhares de pessoas acompanharam a cerim�nia entoando hinos e brandindo bandeiras; palestinos e policiais voltaram a entrar em confronto pelo terceiro dia consecutivo
Israel: funeral de jovem palestino se transforma em protesto
Foto: g1.com.br

O funeral de um jovem palestino assassinado na ter�a-feira em um aparente ato de vingan�a pela morte de tr�s adolescentes israelenses acabou se tranformando em um ato de protesto nesta sexta-feira.

Milhares de pessoas acompanharam o corpo sem vida de Mohamad Abu Khdeir, de 16 anos, entre uma mar� de bandeiras palestinas e cantando "com nosso sangue e nossa alma, nos sacrificaremos pelo m�rtir", at� sua casa de Shuafat, um bairro de Jerusal�m Oriental, antes de se dirigir ao cemit�rio, observaram jornalistas da AFP.

Pouco antes, jovens palestinos se enfrentaram com a pol�cia israelense em outros setores de Jerusal�m Oriental, onde milhares de agentes da pol�cia estavam mobilizados.

Trata-se do terceiro dia consecutivo de viol�ncias desde o sequestro e a descoberta do corpo de Abu Khdeir na quarta-feira, em um aparente ato de vingan�a pelo sequestro e assassinato de tr�s jovens israelenses no dia 12 de junho perto de Hebron, no sul da Cisjord�nia ocupada.

Dezenas de jovens palestinos, com o rosto coberto, lan�aram pedras contra a pol�cia em Ras al-Amud, indicou a pol�cia israelense em sua conta no Twitter, em refer�ncia a este bairro de Jerusal�m Oriental, anexada e ocupada.

"A pol�cia os dispersou com meios de controle antidist�rbios", uma terminologia utilizada para se referir �s bombas de g�s lacrimog�neo e bombas de efeito moral.

O funeral do jovem palestino coincide com a primeira sexta-feira de ora��o do m�s sagrado do jejum do Ramad�, que habitualmente atrai dezenas de milhares de mu�ulmanos � esplanada das Mesquitas, local sagrado do isl�, na cidade velha de Jerusal�m.

Fonte: g1.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir