Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-07-2014

Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra
Planeta orbita apenas uma estrela de uma dupla que forma sistema bin�rio. Estudo expande possibilidade de busca por planetas parecidos com a Terra.
Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra
Foto: g1.com.br

Pesquisadores descobriram um planeta a 3 mil anos-luz da Terra que orbita apenas uma estrela de uma dupla de estrelas que comp�em um sistema bin�rio. O fen�meno foi visto com surpresa pelos cientistas. At� hoje, a maioria dos exoplanetas (planetas fora do nosos Sistema Solar) j� descobertos orbitam estrelas solit�rias. E, quando orbitam sistemas bin�rios, � mais comum que eles orbitem as duas estrelas, e n�o uma s�.
O planeta rec�m-descoberto fica a uma dist�ncia de sua estrela quase igual � dist�ncia entre a Terra e o Sol. Mas, como sua estrela tem menos brilho, a temperatura l� � bem mais fria do que a da Terra.
A descoberta, feita por quatro equipes internacionais de pesquisa lideradas pela Universidade do Estado de Ohio, foi publicada esta semana na revista "Science". Segundo os pesquisadores, o estudo fornece uma evid�ncia de que planetas terrestres (rochosos) podem formar �rbitas similares �s da Terra mesmo em sistemas bin�rios.
"Isso expande as potenciais localiza��es para descobrir planetas habit�veis no futuro", diz Scott Gaudi, professor de astronomia na Universidade do Estado de Ohio. "Metade das estrelas na gal�xia est�o em sistemas bin�rios. N�o t�nhamos ideia de que planetas similares � Terra, com �rbitas similares � da Terra poderiam se formar nessses sistemas."
Apesar de este planeta ser frio demais para ser capaz de abrigar vida, caso sua estrela fosse similar ao Sol, tamb�m dentro de um sistema bin�rio, ele poderia estar na "zona habit�vel".



Fonte: g1.com.br
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir