Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2014

Polícia investiga explosivos colocados na estrutura do monotrilho em SP
Quatro homens são suspeitos de colar os explosivos em uma coluna. Delegado disse acreditar na ação de baderneiros.
Polícia investiga explosivos colocados na estrutura do monotrilho em SP
Foto: www.maratimba.com

A Polícia investiga os explosivos encontrados na estrutura por onde passarão os trens do monotrilho em São Paulo. A polícia achou dinamite do mesmo tipo usada em roubos de caixas eletrônicos. Até agora, quatro homens são suspeitos de terem colado os explosivos em uma das colunas há uma semana.
Por enquanto, ninguém foi identificado entre os quatro suspeitos. Os quatro homens suspeitos fugiram ao ser abordados por um vigia. A polícia garante que os explosivos não poderiam ser detonados. Mas, foi um susto bem grande para quem mora perto da obra.
Moradores da avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, acordaram assustados. A PM e os Bombeiros cercavam um quarteirão, enquanto o esquadrão antibombas retirava os explosivos.
Verônica Nunes, diarista: Na hora que abri para ver, já estava o circo armado aqui, tinha viatura do Gate, os Bombeiros também já estavam, a polícia estava interditando as ruas. Foi quando eu perguntei para o policial, ele falou que era suspeita de bomba e talvez tinha que evacuar as casas.
Bom Dia Brasil: chegou a sair de casa?
Verônica Nunes: Não comentaram nada disso, só pediram para a gente não retornar mais porque eles iam mexer no artefato.
Uma foto, divulgada neste domingo pelo portal de notícias G1, mostra a suposta bomba, presa com papel e adesivos, em uma coluna de concreto. É um lugar de pouco movimento. Os policiais já estiveram no comércio da região em busca de câmeras, que pudessem ajudar a identificar os quatro homens que colocaram os explosivos na coluna. Mas, não conseguiram nenhuma imagem. O delegado que investiga o caso disse acreditar na ação de baderneiros.

O monotrilho é um trem que circula sobre uma estrutura de concreto, sustentada por colunas. A linha em que o material foi deixado está em construção e vai ligar a zona sul ao extremo da zona leste da capital.

O explosivo encontrado pela polícia é igual a bisnagas de dinamite. É o mesmo material usado por ladrões para explodir caixas eletrônicos. Mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública, o laudo do Gate - esquadrão antibombas - aponta que eram duas bananas de dinamite antigas, sem detonador e que não tinham condições de serem detonadas.

Manoel Dias, engenheiro especialista em implosões, disse que, mesmo que houvesse uma explosão, a obra do monotrilho não seria afetada. "Tanto o posicionamento, quanto a quantidade, não haveria a menor possibilidade de causar dano ao pilar. No máximo, lascaria uma pequena quantidade em centímetros de concretos, isso exagerando no máximo", afirma Manoel Dias.
O primeiro trecho da linha do monotrilho será entregue no começo do mês, mas só para visitas monitoradas. A operação comercial só deve começar em setembro.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir