Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-07-2014

Smartphones Google Tango cérebro e os olhos robóticos NASA
Em 11 de julho Nasa vai lançar uma nave espacial com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) com um pacote muito importante a bordo. Dentro estará smartphones Google rodando a próxima geração de tecnologia 3D-sensing, que se destinam a funcionar co
Smartphones Google Tango cérebro e os olhos robóticos NASA
Foto: teciber.com

NASA planeja usar smartphones Tango inovadores do Google em um experimento robótico da Estação Espacial Internacional. Programado para lançamento em 11 de julho, os smartphones tango, ainda não está disponível comercialmente, vai se tornar cérebro e os olhos dos robôs Spheres da Nasa.

Spheres significa Synchronised Position Hold, Engage, Reorientar, Experimental Satellites o fato da existência desses robôs é um caso de vida imitando a arte.

As Spheres foram inspirados pelos robôs flutuantes redondos que podem ser vistos lutando com Luke Skywalker em uma cena do Star Wars. Já foram enviados para a ISS em 2006 e na época não eram capazes de fazer muita coisa do que os movimentos precisos pairando. Espera-se que com complemento dos smartphones se tornem capazes de assumir tarefas diárias em nome dos astronautas, incluindo tarefas perigosas no exterior da ISS.

Antes dos robôs chegarem a esse nível, os pesquisadores do Centro de Pesquisa Ames da Nasa em Mountain View, Califórnia vêm tentando decidir a melhor forma de adaptá-los desde 2010.

Os telefones do Projeto Tango do Google tem diversas tecnologias emocionantes a bordo, incluindo um sensor de profundidade infravermelha, que pode ser usado para criar mapas em 3D que será utilizado pelos robôs da NASA. Os aparelhos tiveram de ser adaptados antes de serem enviados para o espaço, é claro, e incluído muitas baterias.

Fonte: teciber.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir