Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2014

União reconhece situação de emergência no Rio Grande do Sul
Número de pessoas atingidas pela chuva no estado passa de 18,3 mil. Governo do RS pediu R$ 19 milhões para municípios afetados.
União reconhece situação de emergência no Rio Grande do Sul
Foto: www.maratimba.com

O governo federal publicou nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União o decreto que reconhece a situação de emergência de 124 municípios do Rio Grande do Sul e de calamidade pública nas cidades de Iraí e Barra do Guarita em função da chuva forte e da cheia do Rio Uruguai e seus afluentes, ocorridas nos últimos dias. A partir da publicação, o repasse de recursos federais será permitido para os municípios atingidos. Entretanto, os valores ainda não foram definidos.
O governo do estado pediu R$ 19 milhões para todas as cidades envolvidas. Apesar de a chuva forte já ter parado no estado, os níveis dos rios seguem acima do normal, especialmente o Rio Uruguai nas cidades de Itaqui, Uruguaiana e São Borja, na Fronteira Oeste do estado.
Uma reunião entre os integrantes da sala de situação montada pelo governo para auxiliar os municípios atingidos com as 126 prefeituras foi marcada para esta quinta. No encontro, os representantes dos municípios serão informados do prazo de 10 dias para entregar a documentação detalhada do plano de reconstrução para que o repasse de recursos federais seja acelerado.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Larissa Carrijo    |      Imprimir