Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2014

EUA pedem que Alemanha continuem a cooperar
Após expulsão de chefe da CIA da embaixada americana em Berlim, a Casa Branca afirmou que cooperação entre os dois países é essencial
EUA pedem que Alemanha continuem a cooperar
Foto: exame.abril.com.br

Washington, - A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira que é "essencial" que os Estados Unidos e a Alemanha continuem sua cooperação em todos os setores apesar da decisão do governo alemão de expulsar o chefe da CIA na embaixada americana em Berlim.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC) da Casa Branca, Caitlin Hayden, não comentou especificamente a expulsão do chefe do serviço de espionagem americano por se tratar de "um assunto de inteligência".

"No entanto, nossa relação de segurança e de inteligência com a Alemanha é muito importante e mantém os alemães e os americanos seguros", disse Hayden em comunicado enviado à Agência Efe.

"É essencial que a cooperação continue em todas as áreas e seguiremos em contato com o governo alemão nos canais apropriados", concluiu a porta-voz.

O porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert, informou hoje sobre a decisão de se expulsar o chefe da CIA em função dos dois últimos casos de suposta espionagem americana detectados na Alemanha na última semana.

Seibert acrescentou que o governo da chanceler Angela Merkel leva "muito a sério" a questão, mas considera "indispensável" uma cooperação "estreita e de confiança" com os EUA a favor da "segurança de seus cidadãos e de suas missões no exterior".

Na quarta-feira de semana passada, a procuradoria alemã deteve um espião alemão acusado de atuar como agente duplo para os EUA, para quem teria desviado 218 documentos, entre eles atas da comissão que investiga a atividade da inteligência americana na Alemanha.

Além disso, a procuradoria anunciou ontem que estava investigando uma pessoa que trabalha no Ministério da Defesa alemão devido à possibilidade de vazamento de informação aos serviços secretos dos EUA.

A Casa Branca evitou comentar sobre os casos por estar relacionados com atividades de inteligência, apesar do porta-voz presidencial, Josh Earnest, ter admitido nesta quarta-feira que houve "conversas entre diplomatas e funcionários de inteligência e segurança" americanos e alemães para resolver as tensões.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir