Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Embraer fecha parceria com Saab para produção de caças
Companhia coordenará desenvolvimento e produção de caça no Brasil. Serão duas versões do caça de última geração Gripen NG para a FAB.
Embraer fecha parceria com Saab para produção de caças
Foto: g1.globo.com

A Embraer assinou um memorando de entendimentos com a sueca Saab para uma parceria na administração conjunta do Projeto F-X2 no Brasil, com a fabricante brasileira realizando grande parte do trabalho de produção e entrega das versões de um e dois assentos do caça de última geração Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (11).

Pelo acordo, a Embraer coordenará todas as atividades de desenvolvimento e produção no Brasil em nome da Saab, e também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas.
"A Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monoposto e biposto, no mercado global", informou a fabricante brasileira.

O acordo será implementado após a conclusão das negociações entre a Saab e o Brasil sobre a finalização do contrato do Projeto F-X2, sendo que a expectativa é de que as conversas sejam concluídas até o fim deste ano.

"Além de reequipar a Força Aérea Brasileira, o projeto F-X2 foi concebido para estimular a Base Industrial de Defesa do país. Essa parceria da Embraer com a Saab será de grande relevância para o Brasil, pois além de participarmos do desenvolvimento, seremos capazes de manter nossa frota de forma autônoma. A Embraer, com sua alta tecnologia na fabricação de jatos comerciais, e a Saab, com a tradição no desenvolvimento de aeronaves de caça, são empresas complementares que certamente ganham muito com esse acordo", disse o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da FAB, em nota.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir