Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Novo ataque de Israel mata cinco palestinos na Faixa de Gaza
Disparos tinham casa de militante da Jihad Isl�mica, em Rafah, como alvo. Secret�rio da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo cessar-fogo na regi�o.
Novo ataque de Israel mata cinco palestinos na Faixa de Gaza
Foto: g1.globo.com

Cinco palestinos foram mortos em um ataque a�reo israelense na manh� desta sexta-feira (hora local), no sul da Faixa de Gaza, pouco depois de outra investida que j� havia deixado um morto na cidade de Gaza, informou uma fonte m�dica.
Os disparos tinham como alvo a casa de um militante da Jihad Isl�mica em Rafah. Segundo o porta-voz dos servi�os de emerg�ncia, Ashraf al-Qudra, outras 15 pessoas ficaram feridas. A v�tima do ataque anterior foi identificada como Anas Abu al-Kass, de 33 anos, que morava no bairro de Tel el-Hawa.

O secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo em favor de um cessar-fogo em Gaza entre Israel e o Hamas, durante a abertura nesta quinta-feira (10) de uma reuni�o de emerg�ncia do Conselho de Seguran�a.

"� mais urgente do que nunca tentar alcan�ar o entendimento para um retorno � calma e a um acordo de cessar-fogo", declarou Ban, reiterando seu "apelos aos dois lados em conflito para exercer o m�ximo de conten��o".
"Enfrentamos o risco de uma escalada total, com a amea�a ainda palp�vel de uma ofensiva terrestre", afirmou ao apresentar um relat�rio sobre a situa��o no Oriente M�dio.
Ban disse que nos �ltimos dias Hamas e Jihad Isl�mica lan�aram mais de 550 foguetes e granadas de morteiro a partir de Gaza contra Israel, e as for�as israelenses realizaram mais de 500 ataques a�reos sobre Gaza.
"A regi�o n�o pode se permitir outra guerra (...). � mais urgente que nunca tentar encontrar denominadores comuns para que volte a calma e se consiga um entendimento para o cessar-fogo", afirmou o secret�rio-geral da ONU em seu discurso.
Ban fez um apelo � comunidade internacional para evitar uma espiral de viol�ncia e disse que a atual � "uma das provas mais dif�ceis que tenha enfrentado a regi�o nos �ltimos anos".
"A regi�o exige proceder de maneira sensata e apresentar ideias novas", destacou.

Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta quinta-feira (10) que os Estados Unidos est�o dispostos a facilitar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, organiza��o isl�mica que governa a Faixa de Gaza.
Obama tamb�m expressou ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, durante conversa por telefone, sua preocupa��o sobre o risco que oferece a escalada de viol�ncia na regi�o.
"Os Estados Unidos est�o preparados para facilitar o fim das hostilidades, incluindo uma volta ao acordo de cessar-fogo de novembro de 2012", disse Obama a Netanyahu, de acordo com a Casa Branca.

Escalada de viol�ncia
A mais recente escalada de tens�o e viol�ncia entre israelenses e palestinos come�ou com o desaparecimento de tr�s adolescentes israelenses no dia 12 de junho na Cisjord�nia. Eles foram sequestrados quando pediam carona perto de Gush Etzion, um bloco de col�nias situado entre as cidades palestinas de Bel�m e Hebron (sul da Cisjord�nia) para ir a Jerusal�m.
O governo israelense acusou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro. O Hamas n�o confirmou nem negou envolvimento. Israel deslocou um grande contingente militar para a �rea da Cisjord�nia, principalmente na cidade de Hebron e arredores. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel.

Os corpos dos tr�s jovens foram encontrados em 30 de junho, com marcas de tiros. Analistas sustentam que eles foram assassinados na noite de seu desaparecimento.
A localiza��o dos corpos aumentou a tens�o, com Israel respondendo aos disparos feitos por Gaza. No dia seguinte, 1� de julho, um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusal�m Oriental. A aut�psia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo.
Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e tr�s dos detidos confessaram o crime. Isso refor�ou as suspeitas de que a morte teve motiva��o pol�tica e gerou uma onda de revolta e protestos em Gaza.
No dia 8 de julho, ap�s um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a avia��o israelense iniciou dezenas de ataques a�reos contra a Faixa de Gaza. A opera��o, chamada "cerca de prote��o", tem como objetivo atacar o Hamas e reduzir o n�mero de foguetes lan�ados contra Israel, segundo um porta-voz israelense.
Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv. Por enquanto, s� houve registro de mortes entre os palestinos � o sistema antim�sseis israelense interceptou boa parte dos disparos lan�ados contra seu territ�rio.
Os combates s�o os mais s�rios entre Israel e os militantes de Gaza desde a ofensiva de seis dias em 2012.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir