Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-07-2014

Vaticano pede cessar-fogo global durante final da Copa do Mundo
O Vaticano pediu uma trégua nas guerras mundiais durante a final da Copa do Mundo no domingo (13). A rede social oficial do estado religioso usa a hashtag #pauseforpeace (Pausa para a paz, em inglês) devido ao aumento do conflito na região de Gaza e as mo
Vaticano pede cessar-fogo global durante final da Copa do Mundo
Foto: br.esporteinterativo.yahoo.com

"Os torcedores estão pedindo um momento de silêncio no próximo domingo, 13 de julho, durante a partida entre Alemanha e Argentina para lembrarmos de todos aqueles que são atingidos por guerras no mundo", disse em comunicado o Conselho Pontifício do Vaticano para a Cultura.

A Fifa não respondeu aos pedidos de um minuto de silêncio antes da decisão da Copa do Mundo e dificilmente o fará, já que a entidade máxima do futebol não apoia nenhum tipo de manifestação política ou religiosa.

"A voz mansa e delicada é a melhor forma de silêncio", afirma o cardeal Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano. "O esporte nasceu em torno de festividades religiosas e os eventos são um momento de paz como a trégua olímpica", completou Melchor Sanchez de Toca y Alameda, subsecretário do Conselho do Vaticano.

A tradição de pedir uma trégua durante o período olímpico comecou no século 9aC e o Comitê Olímpico Internacional seguiu com o costume, buscando promover a paz em todo o mundo.

Melchor Sanchez afirma: "Por que a Copa do Mundo não pode ter um momento de silêncio, uma trégua para a paz?". O confronto final entre Alemanha e Argentina envolve os dois papas. Francisco é argentino, enquanto Bento 16 é alemão. O Vaticano mimizou a chance dos papas assistirem ao jogo juntos. Enquanto Bento 16 gosta de telogia e música clássica, Francisco deve acompanhar a partida.

Fonte: br.esporteinterativo.yahoo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir