Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Navio Costa Concordia é erguido de plataforma submarina
Cruzeiro atingiu recife às margens da ilha italiana de Giglio em 2012 e naufragou, matando 32; cerca de 4 mil estavam a bordo
Navio Costa Concordia é erguido de plataforma submarina
Foto: g1.globo.com

O navio de cruzeiro italiano Costa Concordia foi erguido com sucesso da plataforma submarina, disseram equipes de resgate, numa das maiores operações de salvamento marítimo da história.

O Concordia atingiu um recife às margens da ilha italiana de Giglio em janeiro de 2012 e naufragou, matando 32 pessoas. Cerca de 4 mil passageiros estavam a bordo. A operação está prevista para durar seis ou sete dias.

A embarcação está sendo lentamente levantada através do bombeamento de ar para os tanques ligados ao navio. O naufrágio foi colocado na posição vertical em setembro mas ainda estava parcialmente submerso, sobre seis plataformas de aço.

"É uma operação muito complexa", disse a jornalistas Franco Gabrielli, chefe da agência de proteção civil que supervisiona o resgate. "A primeira fase da operação será a mais perigosa, porque a embarcação será separada das plataformas".

2013: Vídeo de um minuto resume 19 horas de resgate do Costa Concordia

Ele acrescentou que a busca pelos restos mortais do garçom indiano Russel Rebello, cujo corpo não foi recuperado dos destroços, seria realizada após o navio ser removido. O custo final da operação de resgate é estimado em cerca de US$ 1,2 bilhão (R$ 2,7 bilhão).


Sem precedentes

Os esforços de resgate foram descritos como "sem precedentes".

"Como com qualquer coisa que está sendo feita pela primeira vez, há riscos. Mas estamos confiantes", disse o engenheiro Franco Porcellacchia, da Costa Crociere, operadora do cruzeiro.

Centenas de mergulhadores e engenheiros estiveram envolvidos em operações de resgate do Concordia, que é duas vezes maior que o Titanic. Moradores disseram estar felizes com a retirada da embarcação.

"Estou feliz que eles estão levando para longe porque ver um navio como esse sempre lá, com as mortes que aconteceram, isso nos dá arrepios", disse Italo Arienti à agência de notícias Reuters.

O capitão, Francesco Schettino, está sendo julgado por homicídio culposo e abandono do navio, acusações que ele nega.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir