Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Alergia a iPad? Sim, isso existe
Níquel no revestimento externo do iPad não é confirmado pela Apple, mas pode ter causado reação alérgica em garoto de 11 anos nos EUA
Alergia a iPad? Sim, isso existe
Foto: exame.abril.com.br

O iPad pode ser o mais novo agente causador de reações alérgicas. Tudo por conta de seu revestimento externo, que contaria com níquel em sua composição.

A presença do metal no gadget da Apple teria detonado uma reação alérgica num garoto de 11 anos de San Diego, nos EUA.

Após usar o iPad todo dia por um tempo prolongado, ele apresentou erupções em sua pele - o que motivou um estudo divulgado recentemente pela Pediatrics, uma importante publicação de medicina e ciência.

"Discutimos aqui a dermatite alérgica causada por contato com iPad entre crianças para destacar uma fonte potencial de exposição de níquel", afirma o resumo do artigo - assinado pela equipe da médica Sharon Jacob, especialista em dermatologia que acompanhou o caso.

Níquel

De acordo com Sharon, o iPad que gerou a reação alérgica no garoto foi comprado por sua família em 2010. Após identificarem que o menino tinha alergia a níquel, os médicos fizeram testes que detectaram a presença de níquel no revestimento externo do gadget.

Porém, a Apple não confirmou se o metal está ou não na composição da parte de fora do iPad.

Embora não representem risco de vida, as erupções são desconfortáveis e exigem um tratamento à base de antibióticos e outras substâncias em caso de infecção.

Segundo Sharon, seu paciente chegou a perder aulas por conta do problema - que só foi atenuado com o uso de uma capa protetora na parte externa do iPad.

A médica afirma, ainda, que o número de crianças americanas com alergia a níquel vem aumentando. Entre aquelas que fazem testes para diagnosticar alergias (que são uma parte pequena da população), o percentual de casos em que esse metal é apontado como causa pulou de 17% para 25% nos últimos 10 anos.

Para ela, isso pode resultar tanto do diagnóstico mais preciso do problema como de uma maior incidência de casos em função do crescimento do uso de dispositivos eletrônicos que contam com níquel em sua composição.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir