Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2014

Mundial do Brasil recebeu nota 9,25 da Fifa
Presidente da Fifa tamb�m destacou o alto n�vel do futebol desta edi��o da Copa
Mundial do Brasil recebeu nota 9,25 da Fifa
Foto: g1.globo.com

Na coletiva de imprensa desta segunda-feira (14), no Rio de Janeiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter fez um discurso de gratid�o pela realiza��o do Mundial de 2014. Acompanhada da tradicional frase de que "a perfei��o n�o existe", ele deu a nota de 9,25 � Copa do Brasil.

"Agrade�o o povo brasileiro, depois o governo federal e a senhora presidenta Dilma Rousseff, os governadores e prefeitos, o COL, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e seu parceiro (Luis Fernandes, secret�rio executivo da pasta). A todos, muito obrigado por todo o trabalho", disse Blatter.

Ele falou que se sente duplamente feliz: como presidente da Fifa, pela oportunidades de visitar todas as sedes e est�dios, e como amante do futebol, pelos espet�culos dentro de campo. Blatter disse que a Copa do Brasil foi muito especial pela qualidade do futebol apresentada, com partidas intensas e propostas ofensivas. O Fair Play tamb�m foi citado como destaque.

"Houve menos contus�es. Ouvi cr�ticas aos �rbitros por n�o estarem usando os cart�es amarelos. Mas se voc� olhar os resultados, houve menos les�es, mais intensidade no jogo, paix�o. Cada Copa tem sua pr�pria hist�ria, mas essa no campo de jogo foi excepcional".

Blatter disse, contudo, que n�o est� totalmente satisfeito com a luta contra o racismo e que j� est� tratando o tema com as autoridades russas para que as a��es contra a discrimina��o se intensifiquem. O presidente da Fifa citou mensagem enviada pelo Papa Francisco, que � argentino.

"Recebemos, nesta manh�, uma mensagem do Papa Francisco. Ele n�o ficou t�o feliz, mas ele disse que foi uma Copa do Mundo fant�stica, conectando as pessoas. E essa foi a ideia", refor�ou.

Orgulho da organiza��o
O CEO do Comit� Organizador Local (COL), Ricardo Trade, destacou o trabalho conjunto realizado pelas cidades, estados, governo federal, COL e Fifa, agradeceu o empenho dos volunt�rios e exaltou o sucesso do Mundial fora de campo.

"N�o houve a crise apregoada que ter�amos nos aeroportos, na comunica��o. Sentimos orgulho de termos participado desse projeto. Fora do gramado, podemos bater no peito com orgulho e podemos dizer que, al�m da celebra��o �mpar que o Pa�s � capaz de fazer, foi um sucesso tamb�m na organiza��o", disse Trade.

R�ssia 2018
Na entrevista coletiva, o presidente da Fifa colocou em quest�o o n�mero de sedes para a Copa de 2018, que est� planejada com 12 est�dios em 11 cidades russas.

"Tudo est� sendo analisado para que a escolha seja razo�vel. Para n�o ter problemas , teremos reuni�es, que v�o come�ar em setembro, junto ao Comit� Organizador Local, para definir se as cidades foram escolhidas corretamente. O importante � garantir que o investimento que ser� feito permanecer� como um legado, e n�o como uma d�vida", disse.

Independentemente da discuss�o sobre as sedes, o CEO do Comit� Organizador da R�ssia, Alexey Sorokin � o Ricardo Trade de 2018 -, disse que houve muito aprendizado durante o acompanhamento in loco da Copa de 2014 e que surpresas vir�o para a pr�xima edi��o do torneio.

"Hoje � um dia muito importante para n�s, marca um novo ciclo. Estamos trabalhando muito, e posso lhes garantir que, acima de todas as promessas que j� foram feitas e de todas as obriga��es que n�s assumimos, n�s teremos muitas surpresas para voc�s e muitos tesouros que queremos compartilhar com voc�s. Quem for para a R�ssia n�o vai se arrepender", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir