Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-07-2014

Quase 100 civis morrem em um dos atentados mais sangrentos
Quase cem civis morreram e 42 ficaram feridos em um atentado suicida cometido nesta ter�a-feira com um ve�culo carregado de explosivos em um movimentado mercado no sudeste afeg�o, em um dos ataques mais sangrentos registrados no pa�s.
Quase 100 civis morrem em um dos atentados mais sangrentos
Foto: g1.globo.com

O ataque, no qual faleceram pelo menos 89 pessoas, ocorreu por volta das 10h30 local (3h, em Bras�lia) em um mercado abarrotado de gente no distrito de Orgun, na prov�ncia de Paktika, afirmou � Ag�ncia Efe o porta-voz do Minist�rio da Defesa afeg�o, Zahir Azimi.

O porta-voz explicou que entre os mortos havia muitas crian�as e mulheres e acrescentou que os feridos foram evacuados em helic�ptero a um hospital.

O governador do distrito de Orgun, Mohammed Reza Kharoti, disse � Ag�ncia Efe que o mercado estava repleto de gente que fazia compras do Ramad� e se preparavam para a festa de Eid al-Adha ou Festa do Sacrif�cio, a maior festividade para os mu�ulmanos.

"A explos�o foi muito potente e sacudiu toda a zona. Havia sangue por todos lados", acrescentou Kharoti, que assegurou que entre os mortos havia, al�m de civis, dois policiais, contou � Ag�ncia Efe um agente que se transferiu ao mercado.
"Vi os cad�veres de dois dos meus companheiros em uma po�a de sangue e p�", manifestou o agente local Urban Ali.

As imagens recolhidas pela imprensa local mostraram a �rea do atentado completamente destru�da, com carros carbonizados, lojas destru�das e dezenas de pessoas tentando resgatar os sobreviventes.

"Os inimigos do Afeganist�o pagar�o um duro pre�o por matar afeg�os. N�o podem nos deter. O pa�s seguir� adiante", sentenciou em sua conta do Twitter o ministro do Interior afeg�o, Mohammed Umar Daudzai.
Este atentado � um dos piores cometidos no pa�s asi�tico nos �ltimos anos.
Mais de 60 morreram em dois atentados contra a minoria xiita em 2011 e outras 41 perderam a vida em outro ataque suicida na Festa do Sacrif�cio em 2012.
Al�m disso, o ataque coincide com um per�odo de instabilidade no pa�s � espera da divulga��o dos resultados das elei��es presidenciais depois que os dois candidatos, Ashraf Gani e Abdullah Abdullah, chegaram a um acordo para a auditoria de todos os votos.
Abdullah denunciou uma fraude maci�a na apura��o de votos por parte da comiss�o eleitoral e tinha amea�ado se retirar da carreira eleitoral e formar um governo paralelo at� que no fim de semana passado, e sob a media��o do secret�rio de Estado americano John Kerry, foi acordado revisar 100% das c�dulas.
"Minhas mais sinceras condol�ncias para os familiares das v�timas", afirmou em sua conta no Twitter Gani, que liderava a primeira apura��o preliminar do segundo turno de 14 de junho com 56,44% das c�dulas.
Um porta-voz dos talib�s, Zabiula Mujahid, rejeitou o envolvimento dos insurgentes no atentado, j� que "sempre buscam o modo de proteger os civis e n�o � sua inten��o perpetrar esse tipo de ataques", recolhe o meio local "Khaama".

No entanto, o analista afeg�o Ahmad Sayidi assegurou � Efe que os talib�s s�o os autores do ataque, j� que -afirmou- "ao n�o poder atentar contra a pol�cia ou os (soldados) estrangeiros, optaram por seu segundo alvo habitual: os civis".
"N�o se importam com nada e nem ningu�m. A �nica coisa que desejam � trazer a todo custo a inseguran�a" ao Afeganist�o, recalcou Sayidi.

Os atentados suicidas s�o, junto aos artefatos explosivos improvisados (IED, segundo sua sigla em ingl�s), os m�todos mais recorrentes dos talib�s para atacar as for�as afeg�s e internacionais, embora na pr�tica causem um elevado n�mero de v�timas civis.
Hoje, em outro atentado, dois empregados do Pal�cio Presidencial morreram e sete ficaram feridos na explos�o de uma bomba durante a passagem do ve�culo no qual viajavam nos arredores de Cabul.
Nos seis primeiros meses deste ano, no Afeganist�o perderam a vida 1.564 civis, 17% a mais que na primeira metade de 2013, enquanto os feridos foram 3.289, 28% a mais.

Os dados mostram uma preocupante situa��o no Afeganist�o depois que no ano passado as for�as de seguran�a afeg�s se responsabilizaram pela seguran�a ap�s a retirada paulatina da miss�o da Otan (Isaf), que terminar� definitivamente no final de 2014.
Os Estados Unidos anunciaram que manter�o cerca de 9,8 mil soldados em territ�rio afeg�o at� o final de 2016. EFE


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir