Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-07-2014

Delegada pede prorrogação da prisão temporária de ativistas no Rio
Doze dos 19 detidos conseguiram habeas corpus nesta terça-feira (15). Medida não vale para detidos que tiveram benefício da Justiça do RJ.
Delegada pede prorrogação da prisão temporária de ativistas no Rio
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil do Rio pediu, nesta quarta-feira (16), a prorrogação da prisão temporária de ativistas suspeitos de praticar atos violentos em protestos no Rio desde junho do ano passado. A informação foi confirmada pela delegada Renata Araújo, responsável pelo caso. A medida não vale para os 12 presos que tiveram habeas corpus concedido pela Justiça do Rio na terça-feira (15). Ao todo, 19 pessoas foram detidas no sábado passado (12), véspera da final da Copa do Mundo no estádio do Maracanã.

Até as 13h15, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que não tinha sido informada da libertação dos ativistas que tiveram a liberdade concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

Justiça concede liberdade
Entre os detidos, no sábado, está a ativista Elisa Quadros Pinto Sanzi, 28 anos, conhecida como Sininho, apontada pela polícia como líder de um grupo responsável por atos violentos em protestos.

Na tarde desta terça-feira, 12 presos tiveram a liberdade concedida pela Justiça do Rio. O desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal, que assinou os cinco pedidos habeas corpus válidos para os 12 ativistas, disse que não havia elementos para mantê-los presos e informou que Elisa Quadros não está na lista de contemplados pelo habeas corpus.
A Globonews teve acesso, com exclusividade, à decisão. Segundo o documento, os ativistas beneficiados são: Rebeca Martins de Souza; Bruno de Souza Vieira Machado; Emerson Raphael Oliveira da Fonseca; Pedro Brandão Maia; Felipe Frieb de Carvalho; Felipe Proença de Carvalho de Moraes; Rafael Rego Barros Caruso; Gerusa Lopes Diniz; Gabriel da Silva Marinho; Karlayne Moraes da Silva Pinheiro; Joseane Maria Araujo de Freitas; Eloysa Sami Santiago.

Protesto no TJ-RJ

A decisão do desembargador Siro Darlan foi divulgada enquanto cerca de 500 pessoas, segundo a PM, faziam ato em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiropela libertação dos ativistas presos. Houve comemoração no protesto, que terminou por volta das 20h, sem registro de confrontos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir