Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-07-2014

Dia do Homem: médico orienta para a prevenção de doenças
O Dia 15 de julho é considerado o Dia do Homem no Brasil. A data serve de alerta para os homens que devem estar atentos à prevenção de doenças. Segundo levantamento feito pelo INCa, a estimativa é que 68.800 novos casos de cancer de próstata sejam diagnos
Dia do Homem: médico orienta para a prevenção de doenças
Foto: infonet.com.br

De acordo com o médico urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Erico Nepomuceno, este dia deve ser de prevenção. "A intenção é dizer que o homem precisa se prevenir. A importância do dia é essa, chamar atenção principalmente para o câncer de próstata, que é a doença que mais acomete o homem", diz.

O fator genético, a raça, a dieta ocidental, sedentarismo e a obesidade são alguns dos fatores que contribuem para o desencadeamento do câncer de próstata no homem.

Caso seja descoberto a tempo, as chances de cura são 95%, segundo explicações do médico Erico Nepomuceno. "Recomenda-se a procura pelo médico partir dos 40 anos, caso o paciente tenha histórico na família. Mas de uma forma geral, a partir dos 50 anos, a pessoa deve começar a fazer um preventivo. O preventivo é fazer exames de sangue e o da próstata, que a gente faz por dentro do reto. A gente toca a próstata para saber se tem algum caroço, nódulo ou se um lado é mais duro que o outro", conta.

A ida ao médico, na maioria das vezes, é adiada por conta de preconceitos ou questões culturais. "Há bastante preconceito, principalmente pelo exame retal. Muitos pacientes, principalmente aqueles com menos instrução, se recusam a fazer. Tem também questão de cultura, os amigos falarem e rirem, o que leva muitos homens a procurarem o médico somente quando tem sintomas", afirma.

Sintomas

O urologista Erico Nepomuceno alerta que a doença não apresenta sintomas. "O câncer não dá sintomas e quando isso acontece é porque já não está mais localizado. Fala-se muito em sintomas urinários quando o jato está fraco, a urina está cortando, o homem faz força para urinar e acorda à noite. O fato da pessoa ter sintoma não significa ter câncer, não precisa se alastrar ou se desesperar. A recomendação é procurar sempre o médico", explica.

Fonte: infonet.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir