Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2014

Cura da Aids poderia estar em avião que caiu na Ucrânia
Dentre as 298 vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines, na última quinta-feira, 17 julho, estavam cerca de 100 cientistas e ativistas que seguiam para a Conferência Internacional sobre a Aids na Austrália.
Cura da Aids poderia estar em avião que caiu na Ucrânia
Foto: g1.globo.com

A conferência, que começará no próximo domingo, 20 de julho, contaria com a participação de um dos maiores estudiosos da Aids no mundo, o cientista holandês Joep Lange, de 60 anos. Lange foi presidente da Sociedade Internacional da Aids (IAS) e dava aulas de Medicina na Universidade de Amsterdã. Mundialmente reconhecido por lutar pela redução de custos do tratamento da doença em países carentes, atuava como diretor do Instituto de Amsterdã para a Saúde Global e o Desenvolvimento.

O cientista, que foi pioneiro na descoberta por terapias acessivas à Aids, seguia com cerca de 100 profissionais para a conferência que discutiria possíveis meios de cura para a doença. Ele voava para Kuala Lumpur, onde encontraria sua mulher para realizar a conexão para Austrália.

Trevor Stratton, outro grande estudioso da causa do HIV, deu uma entrevista a uma emissora italiana, onde declarou que foi uma grande perda para o mundo da ciência. "A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião, simplesmente não sabemos", declarou. David Cooper, professor da Universidade de New South Wales de Sidney, declarou que "Joep tinha um compromisso absoluto com os tratamentos contra o HIV na Ásia e na África".

Em comunicado em nome da IAS, atual presidente da sociedade, Chris Beyrer, lamentou a morte do cientista e afirmou que "O movimento HIV/Aids perdeu um gigante". "Em reconhecimento à dedicação dos nossos parceiros na luta contra o HIV/ Aids, a conferência vai continuar como planejado e vai incluir oportunidades para refletir e lembrar aqueles que perdemos. Nesse momento incrivelmente triste e delicado, a Sociedade Internacional de Aids está ao lado de nossa família internacional e envia condolências aos entes queridos daqueles que perderam alguém nessa tragédia."

Pioneiro nas terapias mais acessivas da doença, Lange estava voando para Kuala Lumpur, onde encontraria sua mulher para um voo de conexão à Austrália. Junto dele, estavam cerca de 100 pessoas que seguiam em direção à conferência. Em entrevista a uma rede australiana, Trevor Stratton, um consultor sobre a doença, disse: "A cura da Aids poderia estar a bordo daquele avião, simplesmente não sabemos".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir