Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2014

Premiê pede a Exército que se prepare para ampliar ação terrestre em Gaza
Ofensiva terrestre lançada na 5ª deixa 25 palestinos e 1 soldado israelense mortos: "Não há garantias de sucesso", diz premiê
Premiê pede a Exército que se prepare para ampliar ação terrestre em Gaza
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta sexta-feira que ordenou ao Exército "se preparar para a possibilidade de ampliar significativamente" a operação terrestre na Faixa de Gaza iniciada na noite de quinta-feira, mas reconheceu que "não há garantias de 100% de sucesso".

Milhares de soldados israelenses invadiram Gaza na quinta-feira à noite, apoiados por tanques e disparos de artilharia. A decisão de enviar tropas ao território ocorreu após dez dias de ataques aéreos de Israel e o disparo intenso de foguetes por militantes em Gaza.

"Na noite passada, nossas forças iniciaram uma operação terrestre para atingir os túneis de terror que atravessam Gaza para território de Israel", disse Netanyahu em uma sessão especial do gabinete transmitida ao vivo pela televisão.

"Não é possível atingir os túneis somente pelo ar", disse. "Minhas instruções são preparar para a possibilidade de ampliar significativamente a operação terrestre, e os militares estão se preparando de tal forma."

Ao menos 25 palestinos e um soldado israelense morreram desde o início da ofensiva terrestre, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Os mortos incluem três crianças palestinas mortas por um tiro de tanque no norte de Gaza, disseram médicos.

Netanyahu disse que a operação ocorreu após Israel ter concordado com uma proposta de cessar-fogo egípcia e uma trégua humanitária de cinco horas a pedido da Organização das Nações Unidas (ONU). "Em ambos os casos, o Hamas continuou a disparar", disse o premiê.

O Hamas, grupo palestino que controla Gaza, disse que Israel "pagará um preço alto" pela invasão. Mesmo após o início da ofensiva, foguetes teriam sido disparados de Gaza contra o sul de Israel, disseram autoridades israelenses.

Ao menos 265 palestinos, a grande maioria civis, morreram desde o início da operação israelense em 8 de julho, disseram autoridades de Gaza.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir