Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2014

Estado Islâmico já controla 35% do território sírio
O grupo jihadista controla 35% do território sírio, após os últimos avanços da milícia em região perto da fronteira com o Iraque, segundo entidade
Estado Islâmico já controla 35% do território sírio
Foto: g1.globo.com

Beirute - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) controla 35% do território sírio, após os últimos avanços da milícia nas províncias de Deir ez Zor e Homs, ambas na fronteira com o Iraque, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Segundo a ONG, os jihadistas tomaram hoje vários povoados no oeste de Deir ez Zor.

O EI conquistou as localidades após os combatentes do grupo rival Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, e seus aliados entregarem suas armas.

O Observatório acrescentou que alguns membros da Frente al Nusra se negaram a entregar as armas e recuaram em direção à província de Alepo.

Após as conquistas, o EI controla toda província de Deir ez Zor com exceção das áreas em poder das forças do regime de Bashar al-Assad.

As zonas controladas pelo governo se limitam a alguns bairros dentro da cidade de Deir ez Zor, capital provincial, além do aeroporto militar e da base da brigada governamental encarregada de proteger a instalação aeroportuária.

Hoje foram registrados combates entre os extremistas e as forças do regime nas imediações destas instalações.

Além disso, os soldados governamentais dominam duas pequenas localidades nas cercanias do aeroporto.

O EI proclamou no final de junho um "califado islâmico" no Iraque e na Síria.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Gabrielly Rebolo    |      Imprimir