Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2014

Liderança palestina propõe trégua de 5 dias para negociações
Número de palestinos mortos em 15 dias de ofensiva alcançou 609. Proposta foi feita ao Egito, que tenta mediar acordo.
Liderança palestina propõe trégua de 5 dias para negociações
Foto: g1.globo.com

A liderança palestina propôs nesta terça-feira (22) ao Egito um plano para um cessar-fogo em Gaza seguido de cinco dias de negociações para tentar interromper os combates entre palestinos e israelenses, informou o oficial palestino Azzam al-Ahmed no Cairo.
"A liderança palestina ofereçeu uma nova sugestão no contexto da iniciativa egípcia para um cessar-fogo seguido imediatamente por negociações por cinco dias", afirmou o oficial do Fatah à Reuters.

Também nesta terça, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia americana, John Kerry, tentavam alcançar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas após duas semanas de bombardeios israelenses em Gaza, que já deixaram mais de 600 palestinos mortos.
Kerry se reuniu no Cairo com Ban e com o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi, cujo país é o mediador tradicional entre Israel e os palestinos.

Ban viajará ainda nesta terça a Israel e à Cisjordânia ocupada, onde se reunirá durante a tarde com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para tentar alcançar uma trégua em um conflito no qual 27 soldados e dois civis israelenses também morreram.
No entanto, o exército de Israel seguia decidido a prosseguir com suas operações militares aéreas e terrestres na Faixa de Gaza, controlada pelos islamitas do Hamas, para deter os lançamentos de foguetes contra seu território.

"Vamos prosseguir com esta operação na luta contra o terrorismo", afirmou Peter Lerner, porta-voz do exército.

O ministro israelense da Economia, Naftali Bennett, se disse contrário a um cessar-fogo. "Pagamos um alto preço e não vamos fazer o trabalho pela metade", disse.

Proteger os civis

O presidente palestino, Mahmud Abbas, e o chefe do Hamas, Khaled Mechaal, pediram nesta segunda-feira de Doha o fim da agressão israelense contra o enclave palestino e o levantamento do bloqueio imposto a Gaza desde 2006.
No Cairo, Kerry defendeu os esforços legítimos e adequados de seu aliado israelense para se proteger dos disparos de foguetes palestinos.
No entanto, também expressou sua profunda preocupação sobre a situação dos civis na Faixa de Gaza, as principais vítimas do conflito.

O secretário americano de Estado prometeu 47 milhões de dólares de ajuda humanitária aos civis deste reduto de 362 km2, onde vivem na miséria 1,8 milhão de habitantes, ou seja, uma das maiores densidades populacionais do mundo.
"A violência deve parar, deve parar imediatamente. O que vimos nos últimos dias é inaceitável", declarou Ban Ki-moon, antes de sua chegada a Israel prevista para esta terça-feira.

Ao menos 20 palestinos morreram nesta terça-feira, quando as operações israelenses completam duas semanas. Entre as vítimas do dia figuram cinco membros de uma mesma família, uma mulher grávida e uma menina de 4 anos.
Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, no dia 8 de julho, 609 palestinos morreram e outros 3.700 ficaram feridos; 27 israelenses também morreram.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Emella Simões    |      Imprimir